ECONOMIA INTERNACIONAL

Com Yuan forte, bolsa de Xangai tem 4ª alta seguida.

O índice Xangai Composto subiu 0,5%, encerrando o dia a 2.874,15 pontos.

Em 04/03/2016 Referência JCC

A principal bolsa chinesa, a de Xangai, fechou em alta pelo quarto dia consecutivo nesta sexta-feira (4), depois de um pregão volátil que precede o Congresso Nacional do Povo e em meio a um significativo fortalecimento do yuan ante o dólar.

O índice Xangai Composto subiu 0,5%, encerrando o dia a 2.874,15 pontos, após chegar a recuar 1,8% durante os negócios de hoje.

A recuperação do Xangai, que encerrou a semana com valorização de 3,8%, veio após o intervalo do almoço, com blue chips dos setores financeiro e petrolífero virando para cima após o índice atingir a mínima do dia em apenas 15 minutos.

Os investidores têm esperanças de que o governo chinês anuncie novas medidas de estímulos durante o Congresso Nacional do Povo, reunião política anual que começa neste fim de semana e na qual Pequim irá apresentar planos para estimular a economia nos próximos cinco anos e estabelecer a meta de crescimento da China em 2016.

O apetite por risco em Xangai veio também com a expressiva valorização do yuan frente ao dólar durante a sessão de hoje, após o banco central chinês (PBoC) fazer o maior ajuste para cima na moeda chinesa - por meio da chamada taxa de paridade - desde dezembro. Em seu melhor momento, o yuan chegou a registrar o maior avanço em relação à divisa dos EUA em quase três semanas.

A Bolsa de Shenzhen, que tem menor abrangência, seguiu a direção contrária e recuou 2,9% nesta sexta, a 1.706,97 pontos.

Dow Jones Newswires.