CIDADE

Começou a ampanha de vacinação contra raiva, em Vitória

A ação será realizada em três etapas, nos dias 22 e 29 de setembro e 6 de outubro.

Em 22/09/2018 Referência JCC, Milene Miguel

Foto: André Sobral - Secom/PMV

A campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos teve início na manhã deste sábado (22) em 41 postos de Vitória, distribuídos nas regiões de São Pedro, Santo Antônio e Maruípe, das 8 às 17 horas.

Este ano, a ação será realizada em três etapas, nos dias 22 e 29 de setembro e 6 de outubro. A meta da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) é imunizar 23.012 cães.

Para garantir a vacina, o proprietário deve levar a carteirinha de seu animal. Se não tiver, o Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) oferecerá um novo documento no momento da vacinação.

Oportunidade de Negócios. Seja um "Distribuidor Independente" da RACCO. Cadastre-se e receba informações: https://loja.racco.com.br/vip/negocioeoportunidade 

"Apesar de não haver contraindicação, não recomendamos aplicação da vacina em animais idosos, fêmeas gestantes ou lactantes e animais doentes", disse a gerente de Vigilância em Saúde, Arlete Frank Dutra.

Postos

Os postos de vacinação foram distribuídos de forma a contemplar a população dos bairros de maneira uniforme, a fim de garantir a ampla divulgação e o acesso da população ao serviço prestado.

Vacina

A vacina utilizada pelo CVSA é fornecida pelo Ministério da Saúde e é produzida por cultivo de células infectadas com vírus rábico inativo. É indicada para cães e gatos com mais de 90 dias de vida.

Para manter a eficiência da vacina nos postos de vacinação, as equipes as mantêm em caixas térmicas providas de gelo reciclável e termômetro. A vacina é realizada com materiais descartáveis, utilizados de forma individual, administrada na dose de 1,0 ml por animal, independente do peso.

A vacinação de cães e gatos contra a raiva é a principal medida de prevenção e deve ser feita todo ano. A vacina é gratuita e está disponível no Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), na rua São Sebastião, s/º, Resistência. Mais informações pelo telefone 3324-5864.