CIDADE

Companhia de Transportes encontra defeitos em portas de ônibus, no ES.

Vistoria surpresa foi feita em terminal e 3 ônibus apresentavam problemas.

Em 05/08/2015 Referência JCC

A Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) começou a fazer vistorias surpresa em terminais e garagens de ônibus e verificou, nesta segunda-feira (3), que três coletivos apresentavam problemas nas portas, no Terminal de Campo Grande, em Cariacica, na Grande Vitória. A empresa responsável será multada.

A diretora da Ceturb, Rosane Gilbert, explicou que já eram feitas vistorias e fiscalizações programadas, mas que a companhia sentiu a necessidade de fazer verificações surpresa depois de receber reclamações.

No dia 27 de julho, um jovem de 19 anos, que estava em um ônibus da linha 610 - Terminal de Itaparica/ Terminal de Vila Velha, caiu no asfalto após o coletivo fazer uma curva e a porta se abrir. Ele teve vários ferimentos e precisou ser hospitalizado. No dia seguinte, um passageiro filmou um ônibus da linha 507 trafegando com a porta aberta.

"Diante das situações que temos acompanhado na imprensa e através de denúncias, organizamos uma nova equipe de fiscalização que irá fazer visitas surpresa e aleatórias, em terminais e garagens", informou Rosane.

Na primeira vistoria surpresa, nesta segunda-feira, foram abordados 17 ônibus no Terminal de Campo Grande, sendo que três apresentavam problemas nas portas.

"Em um deles, o Anjo da Guarda estava com defeito, então ele foi lacrado e impedido de operar. Os outros dois tinham algum problema no sistema de fechamento de portas. Esses veículos só voltarão a operar quando esses defeitos forem sanados e a nossa equipe de vistoria liberá-los", disse Rosane.

O sistema Anjo da Guarda é obrigatório nos veículos e garante o travamento das portas dos coletivos enquanto eles estão andando.

"O dispositivo não permite que o veículo trafegue com as portas abertas, porém em velocidades inferiores a 5 km/h é possível. Então, quando o veículo está chegando ou saindo do ponto, é possível ver ele andando com as portas abertas porque a velocidade é muito baixa", explicou a diretora.

Rosane ainda informou que a empresa responsável será multada. "Por conta desses problemas, a empresa será multada e essa multa é cumulativa, ou seja, quantas vezes forem encontrados defeitos, essas multas serão reaplicadas", disse.

Passageiros
Motoristas de ônibus contaram que é proibido desligar o dispositivo Anjo da Guarda e que enquanto ele está ligado, não é possível acelerar. Mesmo assim, passageiros contaram que já presenciaram coletivos circulando com as portas abertas e aprovam as vistorias surpresa.

"Utilizo sempre o transporte coletivo e vejo isso acontecer, motoristas de ônibus andando com a prota aberta", disse o metalúrgico Marcelo Nunes.

A pensionista Zelma Florido contou que teme sofrer um acidente. "Já aconteceram acidentes terríveis por causa disso, acho que deve-se verificar se está tudo seguro mesmo", falou.

Fonte: G1-ES