CIDADE

Condutores de ecoturismo começam a atuar no Parque Gruta da Onça.

Os condutores de ecoturismo que foram capacitados e habilitados.

Em 03/06/2016 Referência JCC

Os condutores de ecoturismo que foram capacitados e habilitados pelas secretarias municipais de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre) e Meio Ambiente (Semmam) para atuar no Parque Gruta da Onça, no Centro, começam a atividade nessa unidade de conservação a partir desta segunda-feira (6).

O condutor de ecoturismo está autorizado a promover passeios e trilhas em locais com atrativos naturais, além de atividades realizadas em total contato com a natureza. Dessa forma, os turistas e moradores não só conhecem lugares novos, mas também entendem e, portanto, valorizam a o meio ambiente.

"Essa é uma modalidade nova na capital, que está sendo implantada, inicialmente, na Gruta da Onça e depois pode ser levada para outras unidades. Queremos dar oportunidades para o morador e o turista conhecerem mais de perto cada local do parque. Além disso, geramos emprego e renda com o início da atividade de condutor de ecoturismo", destacou o secretário municipal de Turismo, Trabalho e Renda, Leonardo Krohling.

Atuação

A atuação dos profissionais será gratuita desta segunda (6) a sexta-feira (10), como forma de divulgação do serviço no Parque Gruta da Onça e também como parte da programação da Semana do Meio Ambiente na capital.

Agendamento

Para contar com os serviços do condutor nas trilhas do Parque Gruta da Onça, é possível fazer o agendamento prévio por meio do telefone (27) 3132-1712 ou no momento da chegada ao parque. O horário de atuação do grupo Ecotrilhas, criado pelos alunos que participaram da capacitação, será das 8 horas às 16h30, de terça-feira a domingo.

Todos os 23 condutores de ecoturismo têm identificação e registro junto às secretarias municipais de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre) e de Meio Ambiente (Semmam) para atuação no parque.

Trilhas

Estarão disponíveis duas trilhas com acompanhamento dos condutores: uma custando R$ 10,00 por pessoa e a outra, R$ 20,00 por pessoa, a qual levará o visitante até o mirante do vigia, local que possui vista privilegiada, mas que fica em área particular. Esses valores começam a ser praticados a partir do sábado (11).

A contratação do condutor não é obrigatória, e o visitante poderá fazer trilhas de forma autoguiada ou independente, com exceção daquelas que exigem maior grau de segurança e que precisam do acompanhamento do profissional. Para fazer a visita ao mirante do vigia, será obrigatório o acompanhamento do condutor.

"Os valores foram definidos pelos próprios condutores, a partir de estudos técnicos levantados sobre como a atividade é realizada e ofertada em parques onde esse tipo de trabalho já é realizado, tanto em unidades estaduais quanto federais, além de seguir uma legislação própria para remuneração desse profissional. O valor ainda teve como critérios o tempo e a segurança exigida", disse o subsecretário municipal de Turismo, Felipe Ramaldes.

Capacitação

O curso de capacitação contou com a participação de 23 alunos e teve 80 horas de aprendizado. A grade curricular incluiu ecoturismo, sustentabilidade, turismo de aventura, técnicas de condução com segurança, elaboração e utilização de trilhas interpretativas, ética, perfil de visitantes, legislação, normas, primeiros socorros, combate à incêndios, entre outras disciplinas.

 

Fonte:PMV