MEIO AMBIENTE

Condutores do Parque da Fonte Grande renovam credencial

Esse procedimento é necessário porque já faz um ano que os condutores atuam no local.

Em 16/10/2019 Referência JCC, Regina Freitas

Foto: Divulgação Semmam

Condutores de ecoturismo das comunidades do entorno do Parque da Fonte Grande participaram da etapa de renovação do credenciamento junto à Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória (CDTIV), na última sexta-feira (11).

Para isso, fizeram a condução de um grupo de 16 turistas por trilha até o Monumento Natural da Pedra dos Olhos. Segundo a gerente de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Juliana Sardinha, esse procedimento é necessário porque já faz um ano que os condutores atuam no local com os visitantes. 

Para o educador ambiental do Centro de Educação Ambiental (CEA) do Parque da Fonte Grande, Wilson de Souza, a metodologia utilizada para a avaliação foi a interpretação ambiental.

"Esse tipo de trilha é feito por meio dos princípios e técnicas que estimulam o turista a interagir com o ambiente, despertando a curiosidade, o conhecimento e a reflexão, levando em consideração a experiência do visitante, que tem a oportunidade de vivenciar novas experiências de uma forma prazerosa".

Trilha 

A trilha da Pedra dos Olhos tem cerca de 5,5 km, com nível alto de dificuldade, podendo ser feita em 2 horas e possuindo seis pontos interpretativos, que destacam a importância da biodiversidade da Mata Atlântica para a proteção das encostas do Maciço Central de Vitória:

  1. Mirante da Cidade: onde é possível observar a paisagem da cidade de Vitória, parte de Vila Velha e Serra, com destaque para a Pedra dos Olhos, o Mestre Álvaro e o rio Santa Maria da Vitória

  2. Contenção do bloco de granito à direita da descida da estrada do Vale Central: momento de reflexão da criação do parque após a tragédia do Morro do Macaco

  3. Ruínas da Fazenda Boa Vista: à esquerda da descida da estrada do Vale Central

  4. Vale Central: mais conhecido como Vale Verde

  5. Nascente do Córrego Fradinhos

  6. Monumento Natural da Pedra dos Olhos.

Projeto 

O projeto "Condutores de Ecoturismo das Comunidades do Entorno do Parque da Fonte Grande" é uma parceria da administração da Unidade de Conservação com a CDTIV e o Centro de Educação Ambiental.

Quem tiver interesse em fazer a trilha da Pedra dos Olhos com os condutores de ecoturismo do parque deve entrar em contato com a administração pelo telefone 3381-3521, das 8 às 18 horas.