ECONOMIA CAPIXABA

Confiança dos empresários capixabas cresce pelo quarto mês

Confiança registra 119,5 pontos e é terceiro resultado dos últimos 12 meses.

Em 16/01/2019 Referência JCC, Mônica Caser

Divulgação

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) de Vitória, divulgado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do â€‹Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES), apresentou a quarta alta consecutiva no mês de dezembro, registrando 119,5 pontos, maior crescimento desde junho/2018. Comparado com o mesmo mês de 2017, o índice mostrou um aumento de 3,7% pontos.

Os três subíndices calculados obtiveram avanços, com destaque para o índice de expectativas dos empresários do comércio (IEEC), que teve o maior aumento comparado a dezembro de 2017 (7,5%) e, para os próximos meses registrou um avanço de 5%, atingindo o nível de otimismo com 166,5 pontos. Já no quesito que avalia as condições atuais do empresário do comércio (ICAEC) obteve um aumento de 3,2% em relação ao mês de novembro, mesmo assim registrou 85,2 pontos, em que não atingiu a satisfação dos empresários do comércio. E, o índice de investimento do empresário do comércio (IIEC) também apresentou crescimento de 4,3%, atingindo 106,7 pontos.

Oportunidade de Negócios. Seja um "Distribuidor Independente" da RACCO. Cadastre-se e receba informações: https://loja.racco.com.br/VIP/NEGOCIOEOPORTUNIDADE

Para o presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, o aumento da confiança está fortemente baseado na melhora das expectativas para os próximos meses: “À medida que a confiança dos empresários aumenta, haverá mais disposição para investimento e contratação. Dessa forma, o desemprego, que é um dos principais fatores para que a intenção de consumo das famílias continue baixa, poderá diminuir de forma gradativa”, explica.

Brasil

O ICEC apurado para o Brasil atingiu 115,5 pontos no mês de dezembro, apresentando alta de 5,4% na série com ajuste sazonal em comparação com o mês anterior e permanece na zona de otimismo.  As melhoras progressivas das condições econômicas e as expectativas do novo governo favorecem o aumento da confiança do empresário no mês.

Definido o cenário eleitoral, as expectativas seguem apresentando trajetória positiva. Na passagem de novembro para dezembro, o subíndice de expectativas do empresário do comércio (IEEC) acusou avanço de 6,7%, impulsionado pelo significativo avanço do otimismo em relação à economia (10,1%). Para 88,9% dos empresários pesquisados, a economia irá melhorar em 2019 maior patamar desde março de 2013 (89,0%).

Nota Técnica

A Pesquisa do Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC) é realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em âmbito nacional e disponibilizada às Federações para a elaboração das análises estaduais. O ICEC é um indicador com capacidade de medir a percepção dos empresários do comércio sobre o nível atual e futuro da economia, do setor e da empresa, bem como a propensão a investir. Trata-se de um indicador antecedente de vendas a partir do ponto de vista dos empresários comerciais.

VERÃO: Com as facilidades de pagar com segurança e receber os produtos em casa, cresce as expectativas do comércio eletrônico: https://www.raccoshop.com.br/compreprodutosracco/home

A pesquisa é realizada com uma amostra de, no mínimo, 175 empresas localizadas no município de Vitória/ES. O indicador quantitativo varia de 0 a 200 pontos. O índice 100 demarca a fronteira entre a avaliação de insatisfação e de satisfação dos empresários do comércio: abaixo de 100 pontos diz respeito à situação de pessimismo, enquanto acima de 100 encontra-se a situação de otimismo.