NUTRIÇÃO

Confira receitas de crepipoca para melhorar seu treino

Alimento feito à base de farinha de pipoca que não contém glúten.

Em 12/01/2019 Referência JCC - Eu Atleta

Divulgação

A pipoca é uma paixão que, na maioria das vezes, não faz bem para a saúde. Manteiga, óleo, açúcar, sal, todos esses ingredientes que em excesso não combinam nada com um plano alimentar saudável. Mas a empresária Sabrina Schmidt encontrou uma maneira de deixar o alimento saudável, funcional e ainda incluir em outras receitas. Além da pipoca tradicional, estouradas com ar quente, ela ainda criou a farinha de pipoca que vai bem em pratos leves e saborosos.

- A farinha surgiu das minhas pesquisas quando vi uma receita gringa que triturava a pipoca pronta no liquidificador deixando pedacinhos para fazer um brownie. Daí pensei: “Acho que dá para fazer farinha da pipoca” – afirmou.

Foi então que começaram os testes para conseguir primeiro fabricar uma farinha homogênea sem glúten, rica em fibras, fonte de proteína e de baixa caloria feita apenas de milho de pipoca expandido processado em moinho. Mas o maior desafio foi criar receitas inovadoras.

- Nas receitas que não têm algum ingrediente com sabor mais característico é possível sentir o gosto de pipoca, mas não de milho. Mas se você não diz nada as pessoas normalmente não reconhecem o sabor levemente diferente do tradicional.

Confira duas receitas fáceis de preparar, saborosas e leves de que Sabrina e a nutricionista Aline Ferreira criaram.

MASSAS

  • Crepipoca low carb

Ingredientes:
1 ovo
1 colher de sopa de farinha de pipopca
1 colher de sopa de água

  • Crepipoca fibras

Ingredientes:
1 ovo
2 colheres de sopa de farinha de pipoca

Modo de Preparo: Bata bem o ovo com um garfo até ficar levemente espumado e homogêneo. Acrescente os outros ingredientes até a massa ficar sem grumos. Coloque a massa em uma frigideira ou panquequeira antiaderente de boa qualidade sob fogo baixo sem precisar untar. Espere até a parte de cima ficar toda cozida e então vire a massa com cuidado para que os dois lados dourem e pronto! Sirva com recheios ou coberturas saudáveis. Fica ótimo para qualquer refeição do dia.

RECHEIOS

Salgado

Ideal para aqueles dias que você sai sem hora para voltar. Rica em proteína de alto valor biológico, carboidratos de baixo IG e fibras, essa crepipoca proporcionará pra você saciedade por um tempo mais prolongado e a produção de energia na medida certa para os dias de comemoração.

Ingredientes:
1 colher de sopa de frango desfiado
1 colher de sopa de creme de ricota ou queijo cottage
1 colher de sopa de cenoura ralada
cebolinha e salsinha picadas a gosto
1 pitada de açafrão da terra
pimenta do treino e orégano a gosto

Modo de preparo: Misture tudo e recheie sua crepipoca.

Doce

* Ideal para aquele dia que você vai precisar de energia ao longo da tarde. Rica em carboidrato de médio IG e fibras a crepipoca auxiliará na liberação prolongada de glicose no seu organismo, produzindo assim uma energia mais duradoura e constante.

Ingredientes:
1 banana cortada em rodelas
1 fatia de queijo
Canela em pó a gosto

Modo de preparo: Organize as rodelas de banana na crepipoca, tempere com a canela e finalize com o queijo por cima.