CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Consulta pública debate Padrões de Governo Eletrônico.

A ePING define um conjunto mínimo de premissas, políticas e especificações técnicas.

Em 27/10/2015 Referência JCC

O Ministério do Planejamento abriu nesta segunda-feira (26) consulta pública sobre os "Padrões de Governo Eletrônico".  A utilização de padrões para integrar sistemas de governo reduz o número de interações que o cidadão precisa fazer para ser atendido e para fornecer mais dados à sociedade, promovendo a transparência e o controle social.

ePING  (ou seja,  os Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico estabelece definições sobre as técnicas que regulamentam a utilização da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) no governo federal.  Na prática, significa como os computadores "conversam".

O uso dos padrões permite a troca de informações entre diferentes sistemas de TIC, sejam eles de governo, empresas, outros países e até mesmo de pessoas. Os padrões fornecem melhores serviços à sociedade a custos mais baixos, pois permitem o compartilhamento, reuso e intercâmbio de dados e recursos tecnológicos.

“A ePING é uma das diretrizes para melhorar os serviços públicos e aumentar a participação social. Seu uso minimiza o número de interações das pessoas com o governo e simplifica esta relação com o cidadão”, disse o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do MP, Cristiano Heckert.

A ePING é composta atualmente por 182 padrões. Desde a sua criação, mais de 70 órgãos públicos federais, estaduais e municipais participaram da construção das versões da ePING. Entre as alterações mais relevantes na proposta de novo documento estão a inclusão de padrões de computação em nuvem e também de orientações na área da saúde.

Para participar da consulta pública, é preciso se registrar no Participa.br

Fonte: Ministério do Planejamento