CIDADE

Convênio entre V. Velha/ES e Estado permitirá obra no Farol de Santa Luzia.

A expectativa é de que o ponto turístico seja reaberto no primeiro semestre de 2016.

Em 07/12/2015 Referência JCC

Um convênio entre a Prefeitura de Vila Velha e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, garantirá a reforma do Farol de Santa Luzia, importante ponto turístico do Estado localizado na cidade. A assinatura do convênio que garante o repasse de mais de R$ 148 mil acontece nesta terça-feira (08), às 14 horas, no auditório da Prefeitura.

O próximo passo será abertura de licitação para execução do projeto que contempla a pintura do farol, adequação do espaço para visitação, isto é acessibilidade, sinalização e segurança. A expectativa é de que o Farol seja reaberto no primeiro semestre de 2016.

Em julho deste ano foi assinado o Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Vila Velha e a Capitania dos Portos, já que o equipamento turístico pertence a Marinha do Brasil, o que permite as intervenções necessário a abertura para visitação. Com a assinatura do convênio com a Secretaria de Estado de Turismo, a Prefeitura realizará a licitação para contratação de empresa que executará a obra.
 
História - O Farol de Santa Luzia, localizado na Praia da Costa foi construído em chapas de ferro fabricadas na Escócia, erguido em 1870 e inaugurado em 1871, sendo sua iluminação inicial a querosene. Com 17 metros de altura e alcance de 32 milhas marítimas hoje é iluminado por lâmpadas 300 watts e quatro focos servindo de orientação para navegação direcionada aos portos de Vitória, Vila Velha e Tubarão.

Fonte:PMVV