EDUCAÇÃO

Coordenadores de Pais: mais de 10 mil estudantes são atendidos pelo projeto

O Projeto Coordenadores de Pais, uma ação da Fundação Itaú Social em parceria com a SEDU

Em 11/12/2014 Referência JCC

O Projeto Coordenadores de Pais, uma ação da Fundação Itaú Social em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), promoveu nesta quarta-feira (10), na Fucape, em Vitória, um encontro com os 35 atuantes para apresentar os resultados alcançados em 2014.  Mais de 10 mil estudantes e sete mil pais receberam atendimento dos agentes nas escolas e 2.439 receberam visitas domiciliares no decorrer do ano.
 
“Atualmente 65% dos jovens conseguem concluir o ensino médio com a idade compatível, o que representa um avanço significativo na educação da rede pública no Espírito Santo. Promover uma educação de qualidade, sem dúvida, é o nosso maior desafio e esse projeto veio para somar esforços para que possamos conseguir alcançar resultados ainda mais satisfatórios”, declarou o governador Renato Casagrande.
 
o secretário da Educação, Klinger Barbosa Alves, destacou que o projeto possibilita uma integração mais efetiva entre família e escola, facilitando identificar a realidade do estudante. “É necessário manter e incentivar ainda mais essa ação. Percebemos que essa necessidade torna-se cada vez mais frequente, visto que, por meio desta iniciativa, podemos levar para os pais o fortalecimento do elo entre escola e família”, frisou
 
A abertura do evento foi promovida pela apresentação musical feita por estudantes da Escola Estadual Germano André Lube, que fica no município da Serra. Os estudantes mostraram muita habilidade ao tocarem violões e flautas, quando reproduziram as canções “Aquarela” e “Planeta Água”.
 
Além do governador Renato Casagrande e do secretário da Educação, Klinger Barbosa Alves, também estiveram presentes o secretário de Ações Estratégicas, Álvaro Duboc Farjardo, representantes da Fucape, do Instituto Sincades, da Carta Fabril, da Fibria e do Espírito Santo em Ação. 
 
Resultados
 
Por meio do projeto, 64,63% dos estudantes melhoraram a frequência escolar e o comportamento, resultando numa resposta positiva de mais de sete mil alunos, sendo 11 mil atendimentos a alunos de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana, regiões beneficiadas pelo Programa Estado Presente.
 
Também foram atendidos nas escolas pelo menos 7.114 pais de alunos faltosos ou que estavam apresentando comportamento indesejável. O diálogo direto com os pais resultou em mudanças de atitude para mais de 4.967 alunos, o que representa 70%.  
 
Já as visitas domiciliares, um total de 2.439, tiveram como saldo positivo o quantitativo de 1.728 estudantes que melhoraram o desempenho escolar, o que resulta em 71%. 
 
“Percebemos como o projeto tem ajudado muitas famílias a participar mais da escola, vivenciando o desempenho dos filhos. E a existência deste profissional faz com que essa interação entre escola e família seja um ponto primordial para a redução da evasão escolar”, explica Catarina Martins, atuante na Escola Estadual Doutor José Moyses, localizada em Cariacica.  
 
Para comprovar a eficiência do projeto, a diretora Carolina Júlia Pinto dos Santos, atuante na Escola Estadual Maria de Novaes Pinheiro, situada no município de Viana, proferiu um depoimento com base nos resultados que a unidade de ensino obteve por meia da ação. 
 
A escola elevou os resultados relacionados ao Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes) e ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), reduziu os índices de reprovação e abandono, além de aumentar a quantidade de aprovação de estudantes dos ensinos fundamental e médio. “Os Coordenadores de Pais conseguem identificar e compreender os possíveis problemas que podem comprometer o desempenho do estudante dentro e fora do ambiente escolar”, disse a diretora. 
 
Neste ano, as escolas Ermentina Leal e Caboclo Bernardo também aderiram ao projeto “Coordenadores de Pais”, resultante da parceria efetivada com a Fibria, Carta Fabril e CBC Construtora, de Aracruz.
 
Coordenadores de Pais
 
O projeto atua nas escolas públicas com foco na articulação das famílias com a unidade de ensino. Ele é o elo entre a escola, a família e a comunidade, visando garantir o direito à educação das crianças, adolescentes e jovens.
 
O objetivo é desenvolver ações que propiciem e facilitem a entrada e o envolvimento das famílias no cotidiano escolar, auxiliando pais de alunos a melhor acompanhar e apoiar o aprendizado dos seus filhos, evitando, assim, a evasão escolar, a repetência e melhorando a integração entre aluno, família e escola.
 
Inspirado na Reforma Educacional de Nova Iorque (EUA), cada unidade de ensino conta com um coordenador de pais. Esses, que geralmente são moradores da comunidade em que se encontra a instituição de ensino, são indicados pela direção da escola para atuar no “relacionamento escola-família”.
 
O projeto “Coordenadores de Pais” é uma ação realizada em parceria com a Fundação Itaú Social e conta com a parceria da Fucape e o apoio do Movimento Espírito Santo em Ação (ES em Ação). O projeto segue a experiência que foi desenvolvida pela Fundação na Zona Leste de São Paulo.
 
Estado Presente
 
O Governo do Espírito Santo lançou o Programa Estado Presente para levar às comunidades menos favorecidas ações de cidadania e combate à violência e criminalidade. O foco é concentrar esforços de todas as secretarias de Governo nas áreas de educação, saúde, cidadania, esportes, lazer, cultura, segurança, além de qualificação profissional e novas oportunidades de emprego e renda.
 
Com o Programa Estado Presente, o Governo do Estado pretende desenvolver respostas rápidas e permanentes, em parceria com municípios, ONGs e iniciativa privada, para reduzir os crescentes índices de criminalidade, na maior parte das vezes associados ao tráfico de drogas, além de democratizar o acesso aos serviços públicos, especialmente para a população residente em áreas de grande vulnerabilidade social.
 
Vários investimentos foram anunciados para estas áreas escolhidas, tais como instalação de Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), reforma e ampliação de escolas, construção de unidades habitacionais, aquisição de equipamentos de última geração para as Polícias Civil e Militar, entre outras ações.
 
Fonte:Secom ES
Imagen Ilustrativa