SAÚDE

Correr ouvindo música influencia no desempenho? Descubra

Treinador afirma que é possível que os estímulos musicais acelerem algumas respostas.

Em 25/05/2018 Referência JCC - Gustavo Luz (Foto:EuAtleta)

Algumas pesquisas sérias indicam que o estímulo musical pode trazer benefícios, principalmente a dois tipos de treino: os mais difíceis e os longos. Para os treinos duros, a combinação da música acelerada com uma velocidade mais intensa na corrida pode deixar o corredor mais focado em “atacar” a distância, talvez mantendo o seu limite por mais tempo. Já para os treinos mais longos, que às vezes carregam o fator tédio, as músicas mais suaves podem ajudar na manutenção de um ritmo mais regular e servir de companhia através dos quilômetros.

É possível que os estímulos musicais acelerem algumas respostas motoras, recrutando mais fibras musculares, e aí você ganharia alguma performance. Seria como se o seu cérebro mandasse mais estímulos atingindo mais músculos por estar escutando uma determinada música. Apesar do aumento de interesse dos estudiosos na área, muita coisa ainda deve ser pesquisada nos próximos anos.

Entretanto, existem horas e lugares para usar os fones de ouvido na corrida. Você não deve usá-los em áreas com tráfego e muito movimento de pedestres e deve sempre se lembrar que a música pode bloquear alguns barulhos e distraí-lo. Prefira escutar o seu som em locais onde é necessário mais controle do que está acontecendo a sua volta. E mesmo assim, procure usar apenas um dos lados do fone e em um volume normal.

Pode ser que o seu tempo seja o mesmo no fim da prova, com ou sem música. Mas se você gosta de combinar esses dois prazeres e entendeu que tem que tomar alguns cuidados, vá em frente, e faça de tudo para se manter motivado.