ECONOMIA CAPIXABA

Cosméticos: de Afonso Cláudio (ES) para o mercado de todo o Brasil.

Hoje, a marca Avenue Cosmetics Professional também está presente em outros estados.

Em 08/01/2015 Referência JCC

Para atender um público cada vez mais preocupado com cuidados com a saúde e a beleza, o mercado nacional virou alvo preferencial das grandes empresas globais do setor de cosméticos. Mas a participação de gigantes no mercado nacional não impede que pequenas fábricas de cosméticos ganhem cada vez mais espaço em um mercado competitivo. É o caso do empreendedor Gilvan Freire Leite, cliente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) de Afonso Cláudio, que iniciou sua produção em casa, vendendo em porta em porta no município e hoje está com seu produto nas prateleiras de diversos supermercados de todo Brasil e em vários salões de beleza.

Em Afonso Cláudio, a fábrica de Gilvan se destaca na produção de cosméticos. oito anos no mercado, os primeiros passos foram tomados com ajuda do programa Nossocrédito, programa de microcrédito produtivo e orientado do banco.

Gilvan explica que sempre teve a ideia de se dedicar a esse mercado e que para aprender a fazer os produtos, foi a uma empresa em Belo Horizonte para conhecer os processos de produção. Além disso, procurou dicas em revistas especializadas e realizou vários cursos. Com esse conhecimento e o crédito produtivo do banco, o empreendedor conseguiu levar o projeto para frente. “No início eu ia de porta em porta mesmo, vendendo sabonetes e perfumes artesanais”, relata.

A necessidade de ampliar e profissionalizar sua produção veio quando passou a fazer produtos para cabelos e atender salões da região. Para a nova demanda, Gilvan procurou uma linha que se adequasse mais a suas necessidades. Com o Bandes Crédito Fácil ele teve acesso aos recursos necessário para fazer o acabamento de sua fábrica, pagar mão de obra e iniciar o processo de produção e rotulagem dos produtos.

Atualmente, a fábrica, que conta com oito funcionários, produz exclusivamente produtos para cabelo, segmentados entre produtos comerciais e profissionais, além de atender o mercado de concessões de marcas próprias. A empresa se preocupa em primeiro lugar com a qualidade, adquirindo assim somente matérias primas certificadas, nacionais e importadas. As linhas atendem de cabelos lisos a cacheados, disponibilizando produtos do cotidiano, como shampoo e condicionador e outros mais especializados, como óleos, máscaras hidratantes específicas  para salões de beleza.

Hoje, a marca Avenue Cosmetics Professional também está presente em outros estados, como Rondônia, Minas Gerais e várias partes do Nordeste. Já no Espírito Santo, Vitória, Vila Velha, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, Venda Nova, Itarana e grande parte da região serrana a linha comercial Trizzi Cosmetics está disponível em farmácias e supermercados, já a linha profissional está presente em salões das regiões.

Mas as expectativas dele não param por ai. Com a ótima resposta do mercado aos seus produtos, o empreendedor continua trabalhando pesado na expectativa de aumentar a produção e rendimento. Além disso, Gilvan voltou ao banco para conseguir mais crédito, desta vez para comprar sua própria maquina de rotulagem e agilizar sua confecção.

Planejamento e investimento orientado

Em todas as etapas de seu negócio, o Gilvan contou com profissionais capacitados pelo Bandes para orientação de seu investimento. Na fase inicial, o empreendedor contou com a ajuda do agente de crédito que atua no programa Nossocrédito de Afonso Cláudio. Já no momento de expansão da sua fábrica foi a vez da consultora credenciada na região, Letícia Kuster, acompanhar o empreendedor desde os primeiros passos para formatação de um plano de negócios adequado e orientações sobre as formas de investimento.

Por esse trabalho contínuo do Bandes ela revela que exemplos de crescimento e ampliação como o de Gilvan estão cada vez mais comuns no interior. “Muitos micro e pequenos empreendedores que antes nós atendíamos com as linhas destinadas a esta faixa de negócio estão crescendo. Com isso eles procuram linhas de crédito para médias empresas que comportam um investimento maior e acabam escolhendo as do Bandes, que possuem condições atrativas”.

Fonte: Secom/ES