CENÁRIO EMPREENDEDOR

Crescer é bom. Saber crescer é ainda melhor!

É preciso fazer uma análise swot, medindo suas forças e fraquezas.

Em 21/01/2015 Referência Prof. José Luiz Mazolini

Na medida em que o mundo fica cada vez mais globalizado, sem fronteiras, aumenta exponencialmente a competitividade do mercado. Antes, os competidores estavam em outros bairros, outras cidades, outros estados da federação ou até mesmo em outros países. Hoje, todos estão do seu lado.
A modalidade da gestão empresarial necessariamente precisa se adequar à realidade das constantes mudanças, modernização, avanços tecnológicos. E qualquer erro pode custar muito caro.
Não podemos fechar os olhos e nem administrar um negócio pensando apenas no hoje ou apenas no meio em que a empresa está inserida, é preciso fazer uma análise swot, medindo suas forças e fraquezas, e, principalmente, não esquecer o macroambiente em que atua.
Ou seja: é preciso planejar as ações, mantendo o foco nos objetivos da sua empresa e no seu segmento, sempre de olho nos acontecimentos a sua volta, nos competidores e no cenário global.
As mudanças globais (macroambiente) afetam diretamente sua empresa e seu mercado. Pode ser uma baixa na cotação do dólar, pode ser o aumento de um tributo ou ainda uma mudança de tendência de comunicação e mídia.
Mas, independente do instrumento de mudança, precisamos estar atentos. Mais do que isto, é preciso analisar este movimento de forma estratégica, elaborando planos de ações para proteger seu negócio e, de preferência, usar este movimento a seu favor, tirando o máximo de proveito da situação.
Sendo assim, meus caros leitores, especialmente empresários e executivos, me permitam uma valiosa sugestão: O futuro da sua empresa depende de como você planeja hoje! Entre na onda da organização e do planejamento, para crescer de forma sustentável.

Prof. José Luiz Mazolini
Sobre o autor:
É diretor da Mazolini Consultoria & Marqueting, professor universitário, estrategista em marketing & negócios, consultor empresarial e carreira profissional e conferencista. (www.mazoliniconsultoria.com.br - diretoria@mazoliniconsultoria.com.br).