CENÁRIO EMPREENDEDOR

Crescer rápido poderá não ser tão bom assim!

Um dos grandes desafios de qualquer empresário é gerenciar o negócio.

Em 18/05/2015 Referência JCC

O desejo de todo empreendedor é ver sua empresa ou negócio crescer rápido e assim, alcançar os resultados que trarão ânimo e mais motivação para seguir em frente, mesmo que nem tenha se planejado adequadamente para isso. 

Ainda que pareça um raciocínio lógico, crescer muito rápido não significa obter apenas benefícios. É comum encontrar empreendedores, que alcançaram rapidamente o sucesso, manifestarem suas preocupações, já pensando em diminuir o ritmo, optando por crescer passo a passo, degrau por degrau, para não ficar sem base e sem alicerce suficientes para sustentar a longevidade do seu negócio.  

Algumas pessoas poderiam até dizer que tais empreendedores não são arrojados, lhes falta ousadia, etc., enquanto outras diriam que trata-se apenas de agir com bom senso e precaução. Ambas as vertentes podem estar corretas, mas é fato que o crescimento rápido traz preocupações para qualquer negócio.

Um dos grandes desafios de qualquer empresário é gerenciar o negócio e implantar a estratégia de longo prazo ao mesmo tempo.

Quando o crescimento é mais rápido que o esperado, é comum o empreendedor focar todos os esforços no curto prazo, no momento presente. Mas isso pode levar a empresa a uma nova fase mais complicada, até catastrófica, já que os resultados de hoje não necessariamente garantirão o sucesso de amanhã. Portanto, um negócio precisa ser muito bem pensado e, acima de tudo, planejado.

Nas grandes empresas, este tipo de situação geralmente é muito bem administrada, com a definição de regras claras e estratégias desenvolvidas para crescer o negócio, hoje, mantendo o foco no futuro.

Na pequena empresa, a cultura da organização ainda está em formação, os processos estão sendo desenvolvidos e as experiências diárias servem de base para as decisões que levarão a empresa ao sucesso ou não.

Como empresário à frente do negócio você precisa adotar uma modalidade de gestão estratégica, por mais que a empresa cobre de você ações mais táticas e operacionais.

Este será o seu grande desafio: entender como dedicar o seu tempo finito à gestão de curto e longo prazo. Lembrando que para gerir o crescimento rápido não basta planejar, você precisa acompanhar os resultados e compará-los com o que foi planejado para tomar suas decisões.    

Autor:

Prof. José Luiz Mazolini

Sobre o autor:

É diretor da Mazolini Consultoria & Marketing, professor universitário, estrategista em marketing & negócios, consultor empresarial e carreira profissional e conferencista.  www.mazoliniconsultoria.com.br - diretoria@mazoliniconsultoria.com.br – professormazolini@gmail.com.