CIDADANIA

Crianças atendidas no CRAS aprendem sobre convívio social com teatro.

Cerca de 20 crianças aprenderam os conceitos em uma apresentação teatral com sombras.

Em 11/08/2016 Referência JCC

Aprender conceitos como liberdade de expressão, respeito às diferenças, criatividade e imaginação nunca foi tão divertido. Para a turminha atendida pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), oferecido no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Viana Sede a ação foi tirada de letra. Cerca de 20 crianças aprenderam todos esses conceitos em uma apresentação teatral com sombras.

A facilitadora de teatro do CRAS, Meirele Goltara, explica que eles ajudaram na construção da caixa para a apresentação. "Com uma caixa de papelão, tecido e um refletor eles soltaram a imaginação. Toda a construção foi feita com a ajuda das próprias crianças, foi muito divertido", disse.  

A partir de histórias que retratam o dia a dia delas, as crianças apresentaram temas como: solidariedade, respeito com os pais e importância do estudo. Meirele destaca que as histórias contadas têm relação com a vida das crianças. “Buscamos sempre trazer histórias que fazem parte da vida deles. É uma forma de compreender mais facilmente os conceitos trabalhados, além de outros segmentos do teatro, como o de sombras, fantoche e o de palco”, reforça. 

“A ação buscou desenvolver a socialização e parceria entre as crianças. Além dos conceitos abordados pelas facilitadoras, a atividade estimula a participação delas em grupo, a importância do convívio social, o respeito com o outro, além de ser uma oportunidade de mostrar suas habilidades artísticas”, afirma a coordenadora do CRAS de Viana Sede, Maria Arlinda.

Tudo o que as crianças estão aprendendo, além de ajudar no convívio social, também farão parte de uma apresentação que elas realizarão no dia 30 de setembro, no Teatro Municipal.

Fonte: Secom/Viana