POLÍTICA NACIONAL

Crimes podem levar Bolsonaro a 78 anos de prisão, diz Randolfe

O vice-presidente da CPI da Covid do Senado ressaltou que a "tragédia não será esquecida".

Em 20/10/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: REUTERS/Adriano Machado Foto: Reuters

O senador lembrou que Bolsonaro desdenhou das mortes, citando a fala "e daí", chamou a doença de gripezinha e imitou pessoas com falta de ar.

O vice-presidente da CPI da Covid do Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), afirmou nesta quarta-feira (20) que os crimes cometidos pelo presidente Jair Bolsonaro na pandemia podem lhe render 78 anos de prisão, ressaltando que a tragédia não será esquecida.

"Esta tragédia não será por nós esquecida, e este grupo (G7) irá trabalhar de todas as formas para que os indiciados nesse relatório final, entre eles o presidente da República, que esta com imputação de 78 anos de prisão pelo menos, possam responder nos tribunais penais do Brasil e inclusive no Tribunal Penal Internacional", disse Randolfe.

O senador lembrou que Bolsonaro desdenhou das mortes, citando a fala "e daí", chamou a doença de gripezinha e imitou pessoas com falta de ar.

"Ele rir só tem coerência com o comportamento dele até agora, é por isso que o relatório o indiciou por crimes que podem levá-lo a cumprir 78 anos de prisão", reforçou.

Randolfe afirmou que a CPI pediu uma reunião com o procurador-geral da República, Augusto Aras, no dia 27 para entregar o relatório dos trabalhos, que depois também será levado a outras autoridades.

"Qualquer autoridade que receber o relatório terá dificuldade enorme de arquivá-lo do ponto de vista técnico, jurídico, do ponto de vista político e do ponte de vista da satisfação que se espera ter toda a sociedade brasileira", avaliou.

As declarações de Randolfe se deram em entrevista coletiva após a sessão em que o relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL), fez a leitura do relatório final, que aponta o presidente como o principal responsável pelo elevado número de mortes por covid no país e sugere o indiciamento dele por uma série de crimes.

Apesar da fala do vice-presidente da comissão, o relatório de Renan terá ainda de ser aprovado pela comissão e depois remetido para o procurador-geral. Caberá a ele avaliar se, de fato, aceita os requerimentos de criminalizar Bolsonaro, pede abertura de inquérito e posteriormente oferece denúncia contra o presidente.

Indicado recentemente para um novo mandato por Bolsonaro, Aras não tem tido, de maneira geral, uma atuação de contestação jurídica das iniciativas do governo federal durante a pandemia.

A despeito de Randolfe ter falado em penas de 78 anos de prisão para o presidente, a determinação das penas de uma pessoa, na prática, só ocorre na fase de dosimetria da pena, apenas depois de confirmada a condenação pelo Judiciário. (Por Ricardo Brito - Reuters)

Leia também:

Relator da CPI vê um atraso deliberado na compra de vacinas
Bolsonaro nega ter culpa pela crise: "Ache um cara melhor"
Governo sanciona lei que cria autoridade de segurança nuclear
Promessa de Bolsonaro sobre luz não tem como ser cumpridA
CPI da Covid deve acusar Bolsonaro por 11 crimes, diz jornal
Projeto que muda a cobrança do ICMS é questionável no STF
Câmara aprova crédito suplementar de R$ 235,3 milhões
Governo federal institui o programa Turismo Sem Drogas
TSE volta a condenar ex-governador do Rio por abuso de poder
Bolsonaro diz que não vai tomar vacina contra a Covid-19

TAGS: 
CPI | RELATÓRIO | VACINA | COVID-19 | RANDOLFE RODRIGUES | BOLSONARO