NUTRIÇÃO

Cuidados para manter a dieta nas comemorações de fim de ano

Em vez de evitar, o melhor é negociar o que comer, sem exageros.

Em 21/12/2018 Referência JCC, Cris Perroni - Eu Atleta

Foto: iStock Getty Images

NATAL: Com as facilidades de pagar com segurança e receber os produtos em casa, cresce as expectativas do comércio eletrônico: https://www.raccoshop.com.br/compreprodutosracco/home

O mês de dezembro é cheio de festas, encontros e muitas vezes redução do exercício físico (para compra de presentes e estar nos eventos), uma combinação perigosa que pode render alguns quilos a mais e desmotivação no mês de janeiro. De um lado a balança e o projeto de estilo de vida saudável em andamento, do outro lado festas e confraternizações regadas de “boas e calóricas” preparações. Mas, não se preocupe. Saiba o que fazer para evitar que isso aconteça.

Redução de danos

  • Sim, iremos as comemorações, comeremos e beberemos mais do que o usual. Para evitar ou para reduzir prejuízos, negocie. Não precisa ser tudo ou nada.

  • As comemorações acontecem durante a semana e também no final de semana, por isso mantenha seu programa alimentar até o momento do evento, comemore e retome.

  • Se for beber, beba um pouco menos do que gostaria, reduza a velocidade, escolha o que vai comer.

  • Peça petiscos que não sejam fritos: brusquetas, ceviche, carpaccio, sanduiche de filé, filé aperitivo, churrasquinho, caldinho de feijão, casquinha de siri, salgados assados (esfiha, empanada argentina...)

  • Em restaurantes equilibre o prato com uma proteína, um acompanhamento de hortaliça A (salada verde, palmito, cogumelos, aspargos, brócolis, couve-flor, couve...) e arroz/couscous/batata/quinoa/ macarrão ao molho de tomate (só um tipo de “carboidrato grande”). Evite fritos e cremes.

E dia 24, 25 e 31? Coma o que valer a pena. Sua mãe, sua avó prepararam tudo com tanto carinho. Existem alimentos típicos desta época que trazem simbolismos, memória afetiva, supertições, tradições familiares. É normal esperar o final de ano para comer rabanadas, panetone, tender, peru, pernil, castanhas, bacalhau, diversas sobremesas.

Oportunidade de Negócios. Seja um "Distribuidor Independente" da RACCO. Cadastre-se e receba informações: https://loja.racco.com.br/VIP/NEGOCIOEOPORTUNIDADE

Portanto, não é preciso evitar a comida do Natal e a Ceia do Final do Ano, o importante é negociar, comer realmente o que gosta sem exageros e com moderação. É uma reunião com muitas horas de duração, precisando de negociação na escolha dos alimentos.

Não faça grandes restrições durante o dia para poder exagerar na ceia do dia 24, almoço do dia 25 e ceia do dia 31. Mantenha a organização alimentar nas demais refeições e não deixe de fazer exercícios. Não perca o foco e o controle durante as festas! Não espere o início de 2019 para iniciar ou retomar o seu projeto. Comece a mudar hoje.

Mantenha exercício físico, seus treinos. Se vai comer e beber mais, não dá para se exercitar menos. Inclua treinos na sua programação sem cobranças nem estresse. Retome a organização alimentar no período entre o Natal e o Ano Novo. Nesta época, muitos recuperam o peso perdido e desanimam do processo de emagrecimento ou do projeto de mudança do estilo de vida.