EDUCAÇÃO

Curso mais concorrido, medicina da Uerj tem 92,84 candidatos por vaga

Ao todo, 41 mil estudantes estão inscritos para fazer as provas.

Em 26/11/2014 Referência JCC

Medicina é o curso mais concorrido do vestibular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). A disputa tem 92,84 candidatos por vaga. São 9.655 inscritos para concorrer a 104 vagas. Em segundo lugar está jornalismo (33,22), seguido por relações internacionais (32,88) (veja a concorrência nos links ao lado). A fase final do vestibular, com exame discursivo, será neste domingo (30) a partir das 9h. Ao todo, 49.117 candidatos estão aptos para fazer a prova.

São oferecidas neste vestibular 5.701 vagas para a Uerj, 220 vagas para o Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo) e 50 vagas para o Curso de Formação de Oficiais da Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro. A concorrência do CBMERJ é de 36,54 candidatos por vaga.

O exame é composto de três provas discursivas: uma prova de língua portuguesa instrumental com redação, para todos os cursos, e duas provas de disciplinas específicas (física, história, biologia, geografia, língua portuguesa/literatura brasileira, língua estrangeira, matemática e química), com dez questões cada uma. Cada prova vale 20 pontos.

Uma das provas específicas tem peso dois, dependendo do curso. Assim, o candidato pode somar até 80 pontos no exame. Os outros 20 pontos ele obtém de acordo com o desempenho que teve em um dois dois exames de qualificação realizados ao longo do ano.

 

O padrão de respostas será divulgado ainda neste domingo. As notas serão divulgadas no dia 19 de dezembro. A primeira chamada de aprovados sairá no dia 24 de janeiro de 2015.

Fonte: G1