SAÚDE

Curso traz ensinamentos de música para tratamento do autismo.

O curso é direcionado para as áreas de educação, saúde, familiares e profissionais da área.

Em 03/09/2016 Referência JCC

Um dos principais problemas enfrentados pelos autistas é a dificuldade de se expressar, e a música é uma ponte entre eles e o mundo aqui fora. Alguns estudos sugerem que as áreas do processamento da linguagem nos autistas tem ativação reduzida, no entanto, as habilidades musicais continuam preservadas no cérebro, o que faz com que a musicoterapia reabilite funções da linguagem, melhore o comportamento social e comunicativo, e aumentam a capacidade de atenção. Para atender a uma crescente demanda do mercado, a Alpha Cursos e Consultoria, trouxe a primeira extensão no mercado capixaba voltada para os portadores da síndrome.

A musicoterapia

“A musicoterapia para autistas prepara profissionais para atuarem na educação de alunos com técnicas musicais, que vão permitir a criança socializar e evoluir”, explicou a pedagoga Alpha Nascimentoda Alpha – Cursos para Evolução do Mundo. O curso é direcionado para as áreas de educação, saúde, familiares e profissionais da área de ensino e pesquisa.

A musicoterapia utiliza a música, os sons, os instrumentos musicais e outros componentes sonoro-musicais dispensando o uso da fala, torna-se a primeira técnica de aproximação e a música funciona como um canal de comunicação, deixando a interação paciente-terapeuta, mais propícia.

Benefícios da Musicoterapia para Autismo

ü  Facilitação da comunicação verbal e não verbal, o contato visual e tátil;

ü  Diminuição dos movimentos estereotipados;

ü  Facilitação da criatividade;

ü  Promoção da satisfação emocional;

ü  Contribuição para organização do pensamento;

ü  Contribuição para o desenvolvimento social;

ü  Ampliação da interação com o mundo;

ü  Diminuição da hiperatividade;

ü  Melhora da qualidade de vida do autista e de sua família.

Por Lorena Meireles/TCT