Cursos EaD com inscrições abertas para profissionais do SUS

Os cursos são disponibilizados gratuitamente e podem ser acessados a qualquer momento.

Em 08/12/2020 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Reprodução/PROADI-SUS

Realizados por meio da parceria com o Ministério da Saúde (PROADI-SUS), os cursos abordam assuntos como segurança do paciente, ética em pesquisa, pesquisa clínica e transplante de medula óssea

A qualificação de profissionais do Sistema Único de Saúde é uma prática que ocorre desde o início do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS - PROADI-SUS. Seja com cursos específicos, como residências, cursos práticos de manejo de pacientes ou EaDs, são inúmeros os benefícios que essas iniciativas trazem para a saúde brasileira.

Atualmente, sete projetos do Hospital Moinhos de Vento estão com 45 cursos com inscrições abertas até o final de dezembro, com opções voltadas para profissionais da área da saúde ou interessados nos temas. Os cursos são disponibilizados gratuitamente, de forma remota e podem ser acessados a qualquer momento.

Veja alguns cursos em destaque:

• Pesquisa Clínica

O projeto Capacitação e Formação em Pesquisa Clínica desenvolve cursos de extensão que englobam desde o planejamento da pesquisa até a divulgação dos resultados, além dos procedimentos necessários para conduzir um centro de pesquisa.

São oferecidos 14 cursos gratuitos, de curta duração, por meio de educação a distância, visando habilitar profissionais que já trabalham ou pretendem iniciar sua carreira na área de pesquisa clínica.

• Qualificação dos Comitês de Ética em Pesquisa

O projeto Qualificação dos Comitês de Ética em Pesquisa que compõem o Sistema CEP/Conep foi elaborado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), em conjunto com a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde do Ministério da Saúde, e desenvolvido em parceria com o Hospital Moinhos de Vento pelo PROADI-SUS.

O projeto é uma ação de formação que visa educar e promover o reconhecimento do sistema de acompanhamento das pesquisas, composto por CEPs e Conep. O intuito é melhorar o trabalho administrativo e a celeridade da análise ética dos CEPs para, no final, fortalecer a proteção dos participantes da pesquisa.

O projeto disponibiliza um curso autoinstrucional e gratuito na modalidade Ensino a Distância (EAD), composto por 13 módulos. O público-alvo contempla coordenadores, membros, funcionários administrativos dos CEPs e demais usuários do Sistema CEP/Conep.

• Donors

O projeto DONORS - Estratégias para otimizar a assistência aos potenciais doadores, realizado pelo Hospital Moinhos de Vento em parceria com o Ministério da Saúde por meio do PROADI-SUS, tem o objetivo de contribuir com estratégias para melhorar o manejo clínico de potenciais doadores e reduzir a recusa familiar para doação de órgãos no Brasil. Através do DONORS, um estudo em Unidades de Terapia Intensiva de 63 hospitais brasileiros, o projeto avalia se o uso de um checklist à beira leito reduz perdas de potenciais doadores por parada cardíaca.

Adicionalmente, os profissionais são capacitados por meio de cursos presenciais e a distância sobre acolhimento e esclarecimento da família em cada etapa do processo de diagnóstico da morte encefálica e de doação de órgãos. O curso online "Entrevista familiar para doação de órgãos" já foi realizado por mais de 3000 profissionais da saúde em todo o Brasil. O curso tem duração de 2 horas, é autoinstrutivo e emite certificado para o aluno que atingir 70% de aproveitamento na avaliação final. O público-alvo contempla profissionais de saúde que atuam em Serviços de Terapia Intensiva, em Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), Organização de Procura de Órgãos (OPO) e interessados no tema de entrevista familiar relacionada a doação de órgãos, como acadêmicos da área da saúde.

• EAD Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) tem em seu escopo a orientação de como deve ser o funcionamento dos serviços de saúde e de interesse para a saúde. Sendo assim, é constante a preocupação deste órgão regulador que seus mais de 45 mil profissionais tenham total domínio da aplicabilidade padronizada das normas, portarias e resoluções que norteiam as inspeções sanitárias nos diversos estabelecimentos de saúde do país. Para atualizar e qualificar esses profissionais, a ANVISA, em parceria com o Hospital Moinhos de Vento, através do Projeto EAD Anvisa/Proadi-SUS, oferta cursos, vídeos e podcasts, de forma gratuita.

O público-alvo é de profissionais assistenciais e não-assistenciais que atuam no controle de infecções ou controle do uso de antimicrobianos ou profissionais que atuem no processo de inspeção de serviços de saúde, públicos e privados.

• Paciente Seguro

O projeto Paciente Seguro tem por objetivo implantar e qualificar o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) em instituições de saúde do Brasil. Como parte da estratégia, os cursos EAD foram desenvolvidos abordando as metas de segurança do paciente, o Plano de Segurança do Paciente e Gestão de Riscos. Também são apresentados cursos relacionados à ciência da melhoria, liderança, entre outras áreas afins. Os cursos apresentam formato atrativo e apoiam ações de educação nas instituições, contribuindo para o suporte contínuo e fortalecendo a estruturação de projetos de segurança do paciente conforme a realidade brasileira. O público-alvo contempla profissionais clínicos e não-clínicos que atuam na área de saúde, graduados em nível superior que desenvolvem ações de melhoria contínua na promoção da segurança do paciente. (Por Gabriel Gusmão Santos - Burson Cohn & Wolfe - Assessoria dos Hospitais PROADI-SUS)