CIDADANIA

Cursos garantem profissão para adolescentes em conflito com a Lei.

Os adolescentes se formaram em cursos de diversas áreas de atuação.

Em 28/10/2015 Referência JCC

Emoção para familiares, oportunidades para os adolescentes que cumprem medida de internação socioeducativa. Os adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), em Cariacica, receberam nesta terça-feira (27), o diploma de conclusão dos cursos profissionalizantes oferecidos no decorrer dos últimos dois meses dentro da unidade. O momento – considerado um dos auges do processo de ressocialização, foi celebrado com uma cerimônia de formatura com direito a beca e apresentações culturais.

 

Por conta da importância da ocasião, mães, pais, avós e irmãos dos adolescentes participaram do evento, realizado com auditório lotado. Os jovens foram chamados individualmente à frente do palco e, das mãos de professores e instrutores, recebiam os certificados que, de acordo com a diretora presidente do Iases, Ana Maria Petronetto Serpa, os coloca em condições de disputar vagas no mercado de trabalho.

 

“O Iases é uma instituição socioeducativa e todos os seus servidores têm sua responsabilidade nesse sentido. O evento reforçou o compromisso institucional por meio de importantes parcerias, que garantem o direito de uma iniciação profissional por meio de cursos profissionalizantes. Ver a alegria dos jovens e de seus familiares em um momento solene e pedagógico nos leva a reforçar a importância da família no processo socioeducativo”, disse a diretora presidente.

 

Os adolescentes se formaram nos cursos de Departamento Pessoal, Operador de Computador, Auxiliar Administrativo e Elétrica Rural, que duraram aproximadamente dois meses. De acordo com o gerente Rodrigo Trindade, as aulas acontecem por meio de parcerias firmadas pela Unidade com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e com a Fundação Dadalto. A formatura, inclusive, contou com a presença de representantes das instituições que conduziram as aulas.

 

Apoio Familiar

 

Ao final da cerimônia e após ver o diploma nas mãos do filho, a mãe de um dos socioeducandos comentou com orgulho a vitória dele. Dona “M.”, agora, espera que o diploma faça a diferença na vida do jovem daqui para frente. “Fiquei muito feliz ao ver meu filho recebendo este diploma. Talvez se ele não estivesse aqui na unidade não estaria estudando e não teria este tipo de oportunidade. Vejo a mudança após ele ter vindo para do CSE. Espero que ele continue estudando”, afirmou.

 

Um dos jovens que se formou no curso de Auxiliar administrativo se mostrou satisfeito e afirmou que pretende continuar fazendo cursos na mesma área. “O momento para mim foi muito positivo, pois é uma grande oportunidade poder participar de um curso profissionalizante. Sei que vou levar isso para o meu dia a dia e para o meu currículo. Durante o curso participei até de entrevistas no mercado de trabalho e sei que estou no caminho certo, de me preparar para o mercado de trabalho. Minha família também está muito feliz e me apoiando sempre durante minha medida socioeducativa”, disse W.Q.

O evento também contou com a apresentação cultural da banda “Liberdade”, formada por adolescentes da Unidade Feminina de Internação (UFI), que se apresentaram em conjunto com a banda de música dos adolescentes do Centro Socioeducativo.

 

A formatura

 

A solenidade acontece ao final dos cursos profissionalizantes e é realizada sempre com um evento contando com a presença dos familiares dos socioeducandos. A cerimônia segue um protocolo estabelecido pela gerência do CSE, é aberta com o Hino Nacional Brasileiro, passa pelo discurso de dois representantes dos formandos e segue com a entrega de certificados, homenagem aos professores dos cursos, e almoço.

 

Por Érika Almeida/Ascom-Iases: