CIDADE

Da praia à montanha, explore as belezas do ES neste feriadão

O Espírito Santo chama os moradores e turistas a explorar as belezas da região.

Em 06/09/2017 Referência JCC / Tatiane Braga, TV Gazeta

Do calçadão das praias de Vitória às trilhas aventureiras das montanhas capixabas, o Espírito Santo chama os moradores e turistas a explorar as belezas da região e aproveitar os feriados da Independência e do aniversário da capital do estado, nestas quinta (7) e sexta-feira (8).

No Centro de Vitória, passeando pelo calçadão do bairro, dá para ver de perto o porto e os navios que passam pela área. O bairro, que é histórico, também convida para uma volta ao passado, passando pelo Palácio Anchieta, as escadarias e a Catedral Metropolitana.

Perto de tudo isso, fica o parque Gruta da Onça, com trilhas fáceis de percorrer, que levam a nascentes na região. Outros parques atrativos na capital, como o da Pedra da Cebola, onde é possível caminhar e levar crianças, e a base do Projeto Tamar, na Praça do Papa, também são boas pedidas para o feriado.

Praias

Pelas praias de Vitória, dá para fazer passeio de caiaque ou se equilibrar numa prancha de stand up. Mas, para os amantes do mar, a grande novidade é a observação de baleias. Os barcos saem do canal de Camburi e, após cerca de uma hora de navegação, já é possível ver o espetáculo dos animais.

Depois da Terceira Ponte, fica Vila Velha, dona de um dos maiores cartões-postais do Espírito Santo: o Convento da Penha. Lugar de muita fé e história, de lá se tem uma das vistas mais bonitas da capital e de toda a cidade de Vila Velha.

Ao seguir pela BR-101 ou pela Rodovia do Sol, chega-se a Guarapari, balneário preferido não só dos capixabas, mas também dos mineiros durante todo o verão.

Montanhas

Para chegar a Campinho, em Domingos Martins, são 50 km da capital capixaba. O estilo colonial da arquitetura e os pratos típicos – de comida alemã a bombom de morango cultivado na região – conquistam o coração de qualquer um.

Um pouco mais para cima, fica o zoológico de Marechal Floriano. São mais de 500 animais, de várias espécies, que vão de aves a felinos.

Depois, vem Pedra Azul, cantinho da Região Serrana onde a natureza foi generosa. Quem chega ao local diz que a beleza da paisagem já vale a viagem. Mas os visitantes também podem dar uma volta no Parque Pedra Azul, que, agora, tem uma nova trilha para chegar às piscinas de águas naturais.

Sul

No sul do estado, as opções de turismo também vão do mar às montanhas. Em Marataízes, ficam as falésias, paredões com mais de 30 metros de altura. Elas são mirantes naturais de onde dá para ver toda a praia.

A região do Caparaó é uma opção para os aventureiros dispostos a encarar trilhas. Ela abriga o Pico da Bandeira, o terceiro ponto mais alto do país, com 2.892 metros de altitude.

Mesmo para quem quer fazer menos esforço, a região tem opões. Em Pedra Menina e Patrimônio da Penha, as cachoeiras e piscinas naturais são atrativos encantadores em dias quentes.

Já em Cachoeiro de Itapemirim, há uma variedade de passeios mais urbanos. A cidade tem duas casas de importantes figuras do Brasil. Uma é a do escritor Rubem Braga, que foi reformada recentemente, onde a história da família é contada.

A outra é do rei Roberto Carlos, que morou no local com a família durante a infância e parte da adolescência. A residência tem objetos, fotos e documentos relacionados à vida e à carreira do cantor.

Norte

Para conhecer muitas e belas lagoas, o destino é Linhares, no Norte do Espírito Santo. Ao todo, são 69 lagoas, com destaque para a Juparanã, a maior do Brasil em volume de água doce.

No litoral, a Vila de Regência é point de surfistas, que vão até a localidade em busca de boas condições de ondas. Há também a base do Projeto Tamar, que fica na Reserva de Comboios, onde dá pra ver de perto algumas espécies comuns no estado e ainda conhecer o trabalho de conservação das tartarugas marinha.

Ainda mais ao norte, fica a Vila de Itaúnas, lugar bucólico onde reina o forró pé de serra. Para chegar à praia, é preciso subir as dunas. Mas quem visita diz que o esforço vale a pena.

(Foto: Yuri Barichivich/ Divulgação)