CIDADE

Defesa Civil faz manutenção em medidores de chuvas em Vila Velha

Durante a manutenção os pluviômetros passaram por correções e limpezas.

Em 27/05/2018 Referência JCC - Secom PMVV (Foto: Felix Falcão)

Técnicos da Defesa Civil realizaram, ao longo da última semana, a manutenção preventiva dos nove pluviômetros instalados em pontos estratégicos da cidade. O equipamento é utilizado para medir a intensidade das chuvas e auxilia na prevenção e ações emergenciais em casos de alagamentos e fortes precipitações.

Durante a manutenção os pluviômetros passaram por correções, limpezas e alguns deles tiveram que ser reposicionados. Os equipamentos estão instalados sobre algumas escolas e prédios públicos nos bairros de Jaburuna, Centro, Aribiri, Guaranhuns, Coqueiral de Itaparica, Vila Garrido, Vale Encantado, Terra Vermelha e Divino Espírito Santo.

O monitoramento da intensidade das chuvas, por meio dos pluviômetros, é uma das ações realizadas pela Defesa Civil, que está previsto no plano de contingência, que inclui também o acompanhamento dos pontos de alagamentos e das áreas sensíveis das encostas sob o risco de rolamento de pedra e deslizamento de terra.

Todo o trabalho de monitoramento das chuvas é acompanhado em tempo real depois que os resultados são aferidos pelos pluviômetros. O acompanhamento das precipitações também é feito por meio de sites especializados, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC). A oscilação da tábua de maré também é observada pelos técnicos da Defesa Civil.

“A manutenção periódica desses equipamentos é muito importante, pois nos ajuda a tomar decisões acertadas para mitigar os riscos em situações emergenciais”, avalia o assessor adjunto Augusto Bandeira. O secretário de Prevenção, Combate à Violência e Trânsito (Semprev) disse que “a Prefeitura já estuda a possibilidade de disponibilizar o acesso on-line para que toda a população possa acompanhar a intensidade das chuvas no município”, reforçou.