CIDADE

Dentistas da rede municipal de Vila Velha(ES), entram em greve, diz sindicato.

Eles pedem melhorias salariais e de condições de trabalho.

Em 08/05/2015 Referência JCC

Os dentistas da rede municipal de Vila Velha, na Grande Vitória, estão em greve por melhores salários e condições de trabalho. O sindicato Sindicato dos Odontologistas do Espírito Santo (Sinodonto-ES) informou que apenas 30% dos consultórios estão fazendo atendimento.

A presidente do Sinodonto-ES, Elizabeth Soares de Rezende, disse que há cerca de dois anos a categoria tenta entrar em acordo com a prefeitura para que as demandas apresentadas pelos profissionais sejam atendidas.

Porém, Elizabeth disse que diversas reuniões foram realizadas, mas que não chegaram a nenhum resultado.

"Eles normalmente mandam a secretaria administrativa, de planejamento, de saúde, de desenvolvimento econômico, e nessa história não chegamos a lugar nenhum", declarou.

Elizabeth contou que, segundo relatos dos profissionais, os consultórios apresentam problemas. "Paredes mofadas, ar condicionado que não funcionam, cadeiras enferrujadas e rasgadas, falta material de insumo. É uma deficiência muito grande", explicou.

O sindicato ainda apontou que até equipamentos utilizados para a higienização do material estão em falta. "Tem autoclaves queimadas, então os dentistas tem que pegar o material e levar para outra unidade e depois trazer de volta", contou.

A situação foi observada pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO), em julho de 2014. Durante uma fiscalização, eles encontraram apenas 14 dos 48 consultórios públicos que existem no município funcionando.

Na época, a prefeitura informou que o número de consultórios em funcionamento era de 30 e que os demais aguardavam a chegada dos equipamentos, prevista para o final de agosto do mesmo ano.

A categoria também disse que aguarda o desenrolar de um processo de insalubridade e periculosidade que já se estende na administração municipal há cerca de um ano. "É o descaso do município para os nossos profissionais", completou Elizabeth.

O Sinodonto ainda disse que uma reunião havia sido marcada pela prefeitura, mas que a presença do advogado dos dentistas não havia sido permita. Por conta disso, eles não aceitaram participar do encontro.

Prefeitura
A Secretaria de Saúde de Vila Velha informou que recebe, do setor responsável pela saúde bucal, um relatório semanal sobre o funcionamento de toda a área de odontologia. Até a semana passada (ultimo laudo recebido), das 48 cadeiras de dentista, apenas duas estavam paradas para manutenção.

Sobre a questão salarial, a prefeitura conversou com os dentistas diversas vezes, porém eles discordam da decisão oferecida pela gestão.

Sobre a insalubridade citada pela categoria, a prefeitura contratou um estudo feito por uma empresa especializada em Medicina do Trabalho, que elaborou laudos técnicos sobre as condições ambientais de trabalho da categoria. A empresa identificou que o percentual de insalubridade para dentistas deveria ser de 20%, e é o que estão recebendo.

Já com relação a sobre a reunião agendada com o prefeito, a secretaria informou que representantes do Sinodonto-ES se recusaram a aguardar o término de uma agenda do prefeito e cancelaram a reunião.

A prefeitura ainda destacou que sempre tem mantido diálogo com a categoria, desde 2013 e que ainda não foi informada oficialmente das reinvindicações do grupo.

Fonte: G1-Espírito Santo