POLÍTICA CAPIXABA

Detran|ES realiza ações educativas no trânsito de Sooretama

Atividades, realizadas em parceria com a Polícia Militar do Espírito Santo, vão até quinta (17). 

Em 16/02/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Detran|ES

Entre as temáticas abordadas está a utilização dos equipamentos de segurança, como cinto e cadeirinha nos automóveis e capacete nas motocicletas.

A equipe de Educação do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) está promovendo ações de conscientização nas ruas de Sooretama durante esta semana. As atividades, realizadas em parceria com a Polícia Militar do Estado do Espírito Santo (PMES), vão até quinta-feira (17). 

As abordagens buscam sensibilizar pedestres, ciclistas e condutores para as atitudes corretas no trânsito, de acordo com a legislação, e a necessidade de adotar comportamentos seguros, contribuindo para a redução de acidentes e mortes nas vias capixabas. 

Entre as temáticas abordadas está a utilização dos equipamentos de segurança, como cinto e cadeirinha nos automóveis e capacete nas motocicletas; os cuidados necessários para os ciclistas; a utilização da faixa de pedestre nas travessias; a necessidade de obedecer à sinalização de trânsito, os riscos do uso do celular e da mistura de bebida e direção. 

O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, destaca a importância das ações de educação para promover a segurança no trânsito em todo o Estado, mesmo naqueles locais de pouca circulação, a exemplo das estradas rurais, e também em região cortada por grande rodovia, como é o caso de Sooretama 

“O Detran está presente em todos os municípios utilizando diversas atividades pedagógicas nas abordagens nas ruas, avenidas, escolas e empresas, sempre em parcerias com órgãos competentes, como a Polícia Militar, para buscar conscientizar os capixabas. Acreditamos que mudar o comportamento e adotar ações seguras no trânsito é essencial para conseguirmos reduzir os acidentes e as mortes, já que na maioria absoluta das vezes, os acidentes são causados pela falha humana. É preciso urgente que a população desperte para essa mudança de atitude para que tragédias como ocorreu em São Mateus no último final de semana, quando duas jovens foram atropeladas no acostamento, não se repitam no trânsito”, disse.  

Além de educação de trânsito, O diretor acrescenta que o Detran|ES realiza serviços de sinalização viária horizontal, vertical e dispositivos auxiliares, com foco na organização do trânsito e prevenção de acidentes nos municípios onde o trânsito não é municipalizado, como é o caso de Sooretama, que recebeu revitalização da sinalização no segundo semestre de 2021. 

“As abordagens educativas integradas são de suma importância para a conscientização dos moradores, sejam eles pedestres, ciclistas, motociclistas ou motoristas. Vale lembrar que muitos são imprudentes e agem como se desconhecessem a legislação. Por isso, a Polícia Militar e o Detran estão aqui, em um trabalho contínuo, para ajudar a mudar o comportamento das pessoas no trânsito e assim reduzir acidentes”, frisou o 2º sargento da Polícia Militar Deuzimar Cândido. 

O policial também destacou que o não uso do cinto de segurança por motoristas e caronas, de calçado e a utilização inadequada de capacete e viseira por motociclistas, bem como o mau estado dos equipamentos, são as principais infrações cometidas pelos condutores no município.  

Detranzinho

Os municípios ou instituições que tiverem interesse em levar as ações de educação de trânsito do “Detranzinho Itinerante” para a população da cidade devem fazer a solicitação, por meio de oficio endereçado à Diretoria Técnica, pelo e-mail cocep@detran.es.gov.br. 

O ofício também poderá ser protocolado eletronicamente, via e-Docs, ou presencialmente na sede do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo, em Vitória, ou em qualquer Ciretran ou Posto de Atendimento Veicular no Estado. (As informações são do Detran|ES)

Leia também:

Detran|ES inaugura nova agência de serviços em João Neiva
Detran|ES abre processo seletivo para servidores públicos
Governador autoriza reinício das obras na Rodovia ES-475
ES entrega obras de ampliação de escola em Domingos Martins
Governo lança pacote de ações e investimentos em turismo
Renato Casagrande anuncia pacote de obras em Vila Velha
Estado lança capacitação gratuita para trabalhadores criativos
Casagrande autoriza obras de micropolo industrial de Piúma
Estado e setor produtivo juntos no combate à pandemia
Estado realiza entrega e anuncia investimentos em Alegre

TAGS:
DETRAN|ES | AÇÕES | TRÂNSITO | SOORETAMA | EDUCATIVAS