CIDADE

Devotos de Santo Antônio participam de procissão.

Caminhada de fé e esperança homenageou o santo casamenteiro.

Em 12/06/2017 Referência JCC / Fabíola de Paula, TV Gazeta

Devotos de Santo Antônio, o santo casamenteiro e de tantas outras causas, participaram de uma procissão luminosa em Vitória, neste domingo (11). A caminhada de fé e esperança acontece há sete anos.

Os devotos se concentraram na Catedral Metropolitana de Vitória. Entre eles, a servidora pública Aline. Ela participa todo ano, e dessa vez tinha um pedido especial para Santo Antônio.

“Esse ano com a crise o meu noivo ficou desempregado e então o pedido de intercessão para esse ano é que ele possa conseguir um emprego para que a gente possa trocar a aliança de dedo, sair do noivado e passar para o casamento”, disse Aline Passos de Oliveira.

O padre Roberto Camillato contou que Santo Antônio é o santo casamenteiro, mas também dos pobres e das crianças. “É popular a história de que ele fez de tudo para que as noivas tivessem seu espaço para mudar os dotes dados para os noivos. Tudo isso está relatado na história e se tornou naturalmente o protetor das noivas, das crianças e todos aqueles que são pobres, humilhados, enfim, Santo Antônio é grande”.

Os fiéis seguiram pelas ruas do Centro de Vitória. Cada um tinha um agradecimento, um pedido. “Tenho um pedido de paz para o mundo, tem muita violência. Nós estamos precisando dessa graça e nós temos que seguir Jesus para conseguir”, disse a aposentada Maria dos Anjos.

Ao todo, foram 4 km de percurso até chegar na Basílica de Santo Antônio. Ao fim da caminhada de oração, a aposentada Carmen Costa Gomes disse que se sentiu grata por ter participado. “Emoção muito grande, eu gosto, me sinto realizado”, afirmou.

Depois da procissão luminosa, os católicos participaram de uma missa na Basílica de Santo Antônio, que encerrou a caminhada.

Serviço

12 de junho (segunda-feira)

  • Missa às 19h, com benção especial para todos os casais presentes

13 de junho (terça-feira)

  • Missas realizadas às 8h, às 10h, às 15h e às 19h.
  • A missa das 15h é a tradicional Missa dos Enfermos e Idosos, com a unção dos enfermos.
  • A missa das 19h acontece o encerramento da trezena.

Durante todo o período, estarão expostas na Basílica de Santo Antônio as relíquias do santo que fazem parte do acervo do santuário.

Também funcionam barracas com comidas típicas, brincadeiras, shows musicais e várias atrações.