CIDADE

Dez famílias ficam desalojadas em Cachoeiro após forte chuva, no ES.

Em apenas 30 minutos choveu 55 mm, que estava previsto para todo o dia.

Em 13/11/2016 Referência JCC

Após as fortes chuvas que caíram na tarde deste sábado (12), em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, dez famílias ficaram desalojadas e diversas ruas danificadas. Em apenas 30 minutos choveu 55 mm, que estava previsto para todo o dia. Mais de 40 famílias solicitaram vistoria em suas residências.

De acordo com a Defesa Civil, o local mais afetado no município foi a Avenida Etelvina Vivácqua, no bairro Nova Brasília, onde a água atingiu cerca de dois metros de altura, devido ao entupimento de bueiros.

Equipes estão percorrendo a cidade e atendendo as emergências. Assistentes sociais também realizam um levantamento das famílias prejudicadas.

O coordenador Antônio Rizzo afirmou que uma reunião foi realizada na manhã deste domingo (13), na sede da Defesa Civil, na Ilha da Luz, para definir um plano de trabalho.“Foram montadas três equipes com homens, caminhões e carro pipa que estão fazendo a limpeza de bueiros e de ruas, aquela emergência básica. E na próxima quarta-feira (16), vamos retornar ao trabalho vendo as prevenções, fazendo visitas com engenheiros para ver os melhoramentos possíveis”, disse.

A empregada doméstica Penha Lúcia, de 57 anos, mora na Rua Jordão Passamai no bairro Zumbi, há 50 anos. A casa dela que fica abaixo do nível da rua foi totalmente coberta pela água, duas paredes de um dos quartos se quebrou e o cômodo está escorado com um pedaço de madeira. Ela perdeu tudo, só teve tempo de salvar a cadela de estimação.

“Nunca passei por essa situação. Na mesma hora que começou o temporal a água começou a entrar aqui em casa. Tampou tudo, a geladeira virou, a máquina também, meus documentos ficaram todos lameadas. Agora estou em uma parte que não esta condenada.”

Nas comunidades rurais e ribeirinhas não foram registrados prejuízos.

Alerta
O coordenador da Defesa Civil, Antônio Rizzo ainda disse que os cachoeirenses devem ficar em estado de alerta, pois na próxima terça-feira (15), existe a previsão de chover forte novamente na cidade.

“Foi previsto para ontem uma chuva de 50 a 60 mm, mas ela veio em 30 minutos, para hoje 22 mm e amanhã 23mm. Na terça tem uma previsão mais alta de 64 mm durante o dia. Então a população deve ficar em alerta procurando não deixar lixo que é o maior fator prejudicial. Ele vai para os bueiros, entopem e provoca o alagamento”, alertou.

Fonte: g1-ES