CIDADE

Dezesseis linhas de ônibus voltam a funcionar em Vitória-ES.

Linhas haviam sido extintas para a implantação do novo sistema de ônibus.

Em 19/10/2015 Referência JCC

Dezesseis linhas de ônibus municipais de Vitória, que haviam sido extintas para a implantação do novo sistema de ônibus na capital, o 'Integra Vitória', voltam a funcionar a partir desta segunda-feira (19).

Depois de muita reclamação de moradores com realização de protestos já na primeira semana de funcionamento do novo sistema, a prefeitura de Vitória decidiu suspender 13 das 18 novas linhas que havia sido criadas.

Do novo sistema, continuam funcionando apenas cinco linhas: a 022 (Conquista / Mata da Praia); a 026 (B.República / Jardim Camburi); a 032 (Praia do Canto / Ilha do Boi); a 038 (Bairro Universitário / Mário Cypreste) e a 044 (Resistência / Shopping Vitória).

Reclamação
O presidente da Associação de Moradores da Ilha do Príncipe, Lucas Henrique Salles, disse no começo do funcionamento do novo sistema, que as duas linhas que circulavam pelo bairro foram substituídas por uma e fazia rota diferente do que os moradores estavam acostumados. 

“Essa linha só tem gerado transtorno, princialmente, para as crianças que estudam e para os idosos do bairro que precisam fazer a baldeação no ponto de integração. Sem contar, que na volta, o ônibus que a gente tem como opção, tem que ir ao morro de Caratoíra para depois passar na Ilha do Príncipe. A gente está pedindo o retorno do sistema como funcionava antes. Não dá para fazer integração tirando duas linhas e deixando uma que não atende a comunidade”, disse Salles.

Suspensão
Diante da insatisfação de alguns usuários do transporte público com o Integra Vitória, a prefeitura da capital decidiu suspender temporariamente 13 linhas do novo sistema de transporte da capital.

Elas vão passar por uma reavaliação do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setpes) até que sejam consideradas adequadas para voltar a circulação.

Com o sistema, o morador de Vitória pode pegar dois ônibus pelo preço de um. Ele embarca em um micro-ônibus e pode fazer a baldeação para um coletivo convencional nos pontos de integração. A intenção é diminuir os custos e o tempo de espera do passageiro.

No entanto, grupos de moradores chegaram a protestar contra o novo modelo, alegando que algumas linhas foram extintas e que outras, implantadas no lugar delas, não atendiam à população local.

Desde a implantação do sistema, a prefeitura vinha realizando alterações nos itinerários e criou novas linhas a partir das necessidades dos usuários. Mesmo assim, nesta quinta-feira (15), foi anunciada a suspensão da maioria delas.

O prefeito Luciano Rezende disse que as falhas encontradas no sistema não anulam a eficácia do novo modelo de transporte. Além disso, ele disse que várias consultas foram feitas a população para que as novas linhas fossem criadas.

“De agosto até agora, nós entrevistamos mais de 15 mil pessoas. Mas na hora que o sistema é colocado em prática é que nós percebemos os ajustes necessários”, disse.

Protestos
Na quarta-feira (7), apenas quatro dias depois do início do Integra Vitória, um grupo de moradores da Ilha do Príncipe interditou uma das avenidas do bairro. Eles alegavam que a prefeitura havia extinto duas linhas e implantado uma outra, que não atendia aos moradores.

Na terça-feira (13), os moradores do bairro realizaram um novo protesto pelo mesmo motivo. 

Nesta quarta-feira (14),  mais manifestantes bloquearam as duas faixas da Avenida Vitória, em protesto contra as mudanças nas linhas de ônibus.

Fonte: G1-ES