SAÚDE

Dia do Autismo: uma lição de amor e superação.

Neste sábado, dia 02 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

Em 02/04/2016 Referência JCC

Neste sábado, dia 02 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. E a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) não poderia deixar de lembrar os 185 que são atendidos nas escolas da rede pública estadual.

Graziely Ameixa Siqueira, que é mãe de um autista e diretora da Escola Estadual Marinete de Souza Lira, falou sobre o assunto com orgulho do papel que desempenha como mãe e educadora. “Como mãe posso falar que inicialmente é complicado. Mas depois do diagnóstico fui entendendo que meu filho é sinônimo de carinho e amor. Digo que ele é minha força. Depois que tive meu filho, passei a me esforçar muito mais. Fiz meu mestrado, por exemplo. Minha luta é por mim e por ele. Ele mudou muito minha vida, passei a fazer parte da Associação dos Amigos dos Autistas do Espírito Santo (Amaes)”, disse Graziely.

A Escola Marinete de Souza Lira, localizada na Serra, atende dois alunos autistas. Mateus de Oliveira da Silva, que está no 2º ano do Ensino Médio, e Felipe Lirio de Oliveira, que está no 3º ano do Ensino Médio. “O Felipe é uma fera na matemática. É um exemplo em nossa escola. Os autistas, apesar das dificuldades, também nos surpreendem muito. Fazemos um trabalho de inclusão não só com os estudantes, mas com os professores também. As atividades avaliativas, por exemplo, são adaptadas as necessidades deles. Nosso esforço é fazer com que eles sejam realmente inclusos, e na nossa escola, conseguimos. É uma vitória”, contou a diretora.

Felipe falou um pouco sobre estudar e o que já espera para o término do Ensino Médio. “Gosto muito de cálculo e minha matéria preferida é matemática. No final do ano vou participar da festa de formatura. Gosto de estudar e tocar violão”, disse Felipe.

A pedagoga Jeane Guedes, explicou que todos os alunos gostam muito de Felipe e que organizaram uma festa surpresa no dia de seu aniversário. “A família do Felipe ficou muito emocionada com a festa. Ele é muito querido, educado. Além de inteligente tem talento. Ele toca violão muito bem”, contou a pedagoga.

As escolas da rede estadual atendem alunos com as mais diversas necessidades especiais e são matriculados nas turmas regulares. No caso dos Autistas, sendo necessário, o estudante tem direito a um cuidador. 

Fonte: SECOM-ES