MEIO AMBIENTE

Dia Mundial da Água terá programação virtual em Vitória

Celebração online: Na próxima segunda-feira, 22, é comemorado o Dia Mundial da Água.

Em 20/03/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Arquivo PMV/Semmam

A água que abastece a capital vem dos rios Santa Maria da Vitória e Jucu. O município possui algumas nascentes, principalmente no Maciço Central.

Na próxima segunda-feira, 22, é comemorado o Dia Mundial da Água. Para a data, que remete ao mais importante elemento da natureza, tão necessário para a nossa sobrevivência, a Gerência de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Vitória (Semmam) preparou uma programação virtual para a Semana Municipal da Água, por conta do contexto de pandemia da Covid-19.

“A programação será realizada de forma remota e objetiva oportunizar reflexões e discussões sobre a importância da água e sua estreita relação com as questões sanitárias, no que tange sobrevivência de todos os seres vivos. Além disso, a Semmam vai promover, junto aos estudantes do município, experiências que contribuam com aprendizagens, mediadas pela utilização das tecnologias da comunicação dentro das propostas de interação remota com as atividades e os materiais paradidáticos que serão apresentados a partir do tema Água”, explica o gerente de Educação Ambiental da Semmam, Juliana Sardinha.

O técnico e geógrafo, Idelvon Poubel, lembra que as ações da campanha educativa virtual “Água: você já pensou em quanto consome?”, e da animação em vídeo,

“ A água que você não vê”, foram concebidas em parceria com a Secom. Um outdoor também foi instalado na Avenida Vitória.

Além disso, os educadores ambientais elaboraram e criaram dois ‘Desafios do Conhecimento’ acerca do tema “Balneabilidade das praias de Vitória”: para testar os conhecimentos dos estudantes e munícipes.

“O objetivo da utilização das diversas mídias sociais para divulgação das ações é possibilitar reflexões sobre a relação que estabelecemos com a água a partir do consumo e dos usos que dela fazemos”, diz Idelvon.

A Coordenadora de Educação Ambiental, Jacirlane Carvalho, relata que outra ação planejada e elaborada foi a realização de atividades educativas com estudantes de forma interativa e presencial remota, possibilitando a utilização das tecnológicas da comunicação, junto às turmas das escolas da rede municipal, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme), e da rede privada.

Dentre as atividades previstas estão uma Roda de Conversa com o livro “Água: Responsabilidade, cuidado e respeito”, disponível em todas as bibliotecas da rede municipal, a realização de dinâmicas virtuais “Produção de Texto Poético a partir do Tema Água”,

“Escutar e Ilustrar” e a utilização do jogo lúdico-virtual, “A Água Que Você Não Vê”, como proposta de fomentar a aprendizagem. Todas as informações contidas na campanha “Água: você já pensou em quanto consome?” foram concebidas e trabalhadas pelos técnicos da Gerência de Educação com o propósito de utilização didática nas escolas, diz a Coordenadora.

Outra atividade que integra o cardápio das atividades educativas será a realização da palestra “Balneabilidade das praias de Vitória”, para estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental da rede municipal, a ser realizada em parceria com a Coordenação de Monitoramento Atmosférico, Hídrico e do Solo, da Gerência de Controle Ambiental da SEMMAM - quando os estudantes conhecerão sobre os procedimentos, pesquisas e monitoramento que garantem aos munícipes informações sobre a qualidade da água das praias de Vitória.

Posteriormente, todas as atividades realizadas nas escolas poderão ser complementadas por meio de processos educativos que são estabelecidos pelos Centros de Educação Ambiental – CEAs, da SEMMAM.

Água

A água é um elemento vital para a vida na Terra e fundamental para o desenvolvimento social, cultural e econômico das cidades. Refletir sobre sua importância é essencial, visto que Vitória é dependente de outros municípios para o abastecimento hídrico.

A água que abastece a capital vem dos rios Santa Maria da Vitória e Jucu. O município possui algumas nascentes, localizadas principalmente no Maciço Central, utilizadas por uma pequena parte da população.
A importância da água e da preservação das nascentes serão temas que compõem os cardápios de atividades desenvolvidos pela Gerência de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória (Semmam). (Com informações da Secom/PMV)

“Água virtual: Cadê a água que estava aqui?” 
"A água que você não vê!"

TÓPICOS:
MEIO AMBIENTE   |   SAÚDE   |   ECONOMIA   |  EMPREGOS   | CIDADE