MEIO AMBIENTE

Dia Mundial da Água inspira realização de Fórum e reflexões

A água é essencial para a nossa sobrevivência, portanto, sua proteção é fundamental.

Em 15/03/2018 Referência JCC, Gabriela Mairink

Como tema recorrente de evento em todas as partes do mundo, o Conselho Mundial da Água promove de 18 a 23 de março, em Brasília, o 8° Fórum Mundial da Água, que reúne interessados no assunto e tem como missão “promover a conscientização, construir compromissos políticos e provocar ações em temas críticos relacionados à água para facilitar a sua conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente”.

O evento é realizado em comemoração ao Dia Mundial da Água (22). Trata-se do maior evento global sobre o tema, que contribui para o diálogo do processo decisório em nível global, visando o uso racional e sustentável desse recurso. O Fórum conta com eventos gratuitos e abertos ao público.

Grandes acontecimentos como o Fórum têm muito peso para conscientizar as principais lideranças globais sobre a importância de investir no assunto. Entretanto, são as pequenas ações do cotidiano do cidadão comum que fazem, realmente a diferença. No Espírito Santo, os produtores atendidos por técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do ES (Senar-ES), por meio da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) têm aprendido a melhorar ainda mais a relação com a água, preservando nascentes, usando caixas secas, construindo barragens, entre outros.

Um deles é Hélio Antônio de Oliveira. Ele produz café no Sítio Morada Feliz, localizado no município de Divino de São Lourenço, na região sul capixaba. Ele diz se preocupar com o meio ambiente há muito tempo e que procurou ajuda do Senar-ES para aprender como aproveitar melhor a água em sua propriedade.

“Hoje tenho duas nascentes em minha propriedade e aprendi com o técnico do Senar-ES, Eduardo Vimercati, que medir a vazão de litro por segundo me auxilia a avaliar o cenário da nascente, ou seja, quanto está indo para o reservatório, quanto eu posso utilizar na irrigação e por aí vai. Outra coisa que venho fazendo é diminuído consideravelmente o uso de defensivo agrícola”, conta Hélio.

Fórum Mundial da Água

O 8° Fórum Mundial da Água conta com o apoio especial do Confederação Nacional da Agricultura (CNA), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e do Instituto CNA.

Imagem: Divulgação