SAÚDE

Dor nas pernas? Cuidado, pode ser trombose!

Sensação de queimação, rigidez na musculatura e vermelhidão também são indicativos.

Em 17/10/2017 Referência JCC / Yasmin Brandão

Uma em quatro pessoas morrem por consequência de complicações da trombose. É o que mostram os dados da organização World Thrombosis Day, fundada pela International Society on Thrombosis and Haemostasis.

A trombose é silenciosa, o que dificulta a identificação dos sintomas típicos da doença. Segundo dados mais recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), mais de 40% dos brasileiros não conhecem os sintomas da trombose.

A hematologista da Medquimheo Alessandra Prezotti explica que é importante ficar atento às dores na perna, rigidez na musculatura e sensação de queimação, uma vez que elas podem ser indicativos da patologia. "A trombose se manifesta em sintomas que não necessariamente remetem à doença no primeiro momento. No entanto, é importante buscar a orientação médica para que fazer o tratamento correto", esclarece.

Vermelhidão, aumento de temperatura da pele e inchaço são outros sintomas que podem ser indicativos da trombose.

Prevenção

A hematologista alerta em relação aos indivíduos que possuem antecedentes de trombose na família. De acordo com a especialista, essas pessoas devem ter atenção especial ao aparecimento de sintomas relacionados à doença. “O histórico familiar é um fator ao qual deve-se ter cuidado por aumentar a chances do desenvolvimento de trombose”, afirma.

O cuidado deve ser ainda maior quando o antecedente familiar estiver atrelado a fatores de risco como sedentarismo, obesidade e tabagismo. “Por isso, é importante que pessoas com casos de trombose na família tenham hábitos saudáveis para evitar que sejam acometidos pela doença”, explica.

(Foto: Divulgação)