SAÚDE

Duas ambulâncias do SAMU já atendem em João Neiva

O resgaste se dá tanto em residências, locais de trabalho, bem como, em locais públicos.

Em 16/03/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação-Cominicação/PMJN

As duas ambulâncias do SAMU são mais equipadas do que uma ambulância normal, onde o serviço tem como objetivo chegar precocemente à vítima logo após o ocorrido.

As ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) já estão prestando atendimento em João Neiva. A base do SAMU está situada na antiga Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e o serviço funcionará de forma gratuita e 24 horas por dia, sendo destinado ao atendimento e resgate de pacientes em situações de urgência e emergência. O serviço pode ser contatado através do 192.

As ambulâncias do SAMU são mais equipadas do que uma ambulância normal, onde o serviço tem como objetivo chegar precocemente à vítima logo após o ocorrido, prestando atendimento no menor tempo possível quando há necessidade de intervenção especializada imediata e remoção para Unidades de Saúde com atendimento de Pronto-socorro. O resgaste se dá tanto em residências, locais de trabalho, bem como, em locais públicos.

Duas ambulâncias

O prefeito de João Neiva, Paulo Sérgio Micula, agradeceu ao governador Renato Casagrande. Foto: Divulgação-Cominicação/PMJN

Em João Neiva o serviço conta com duas ambulâncias, sendo uma Unidade de Tratamento Intensivo Móvel (UTIM), utilizada para casos mais graves, e, uma Unidade Móvel de Suporte Básico, que é destina a remoções mais simples.

“A equipe da Unidade Móveis da UTIM é composta por médico, enfermeiro e motorista-socorrista. Já a básica é formada por técnico de enfermagem e motorista-socorrista”, explica o Secretário Municipal de Saúde Dirceu Antônio Gripa.

O prefeito de João Neiva, Paulo Sérgio Micula, agradeceu ao governador do estado, Renato Casagrande, por contemplar a cidade com esse serviço essencial, lembrando também da equipe da saúde que se empenhou para que o município conquistasse o SAMU 192.

“Nós tivemos um prazo curto desde a posse para trabalharmos a implementação do SAMU. Ele é necessário e importante para nossa cidade, principalmente neste momento delicado que estamos vivendo devido a pandemia, até porque os casos estão aumentado em João Neiva. É uma conquista que mostra que estamos no caminho certo, trabalhando de forma conjunta e com o mesmo objetivo, que é buscar o melhor para a cidade, prestando um serviço de qualidade”.

A instalação do SAMU no município se deu através da parceria com Estado do Espírito Santo, e o gerenciamento, operacionalização e execução das ações e atividades do SAMU 192 através Consórcio Polinorte.

Como funciona o SAMU

A partir do contato telefônico já são prestadas as orientações de como executar as primeiras ações. A ligação é gratuita para telefones fixo e móvel. Depois de coletar as primeiras informações, as chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações de socorro às vítimas e aciona as ambulâncias, quando necessário.  (Por Sumaida Zuccolotto - Comunicação/PMJN)

TÓPICOS:
SAÚDE   |  EMPREGOS & ESTÁGIO   | CIDADE   |   ESPORTES   |  POLÍTICA INTERNACIONAL