EDUCAÇÃO

EDP leva projeto Boa Energia nas Escolas para 5 mil alunos de Fundão(ES).

Por meio de atividades lúdicas, a carreta itinerante desperta a conscientização.

Em 14/04/2015 Referência JCC

Boa Energia nas Escolas. Desenvolvido pela EDP, por meio da sua distribuidora de energia elétrica do Estado, o caminhão, adaptado para ser um laboratório sobre rodas, leva até as instituições de ensino uma série de atividades lúdicas,experimentos, jogos e vídeos em 3D, que abordam e reforçam sobre a importância da utilização segura e eficiente da energia elétrica.

Em Fundão, a expectativa é que 5 mil alunos participem da ação. O Boa Energia nas Escolas acontece em parceria com a Agência de Serviços Públicos de Energia do Espírito Santo (ASPE), Secretaria Estadual de Educação (SEDU) e prefeituras municipais.

O projeto trabalha inicialmente a capacitação de educadores, que recebem um curso específico, cartilhas e materiais para serem utilizados no aprendizado em sala de aula. Após esta primeira etapa, acontece o contato prático e presencial dos alunos com os temas estudados em classe por meio da carreta itinerante.

“Quando uma informação relevante sensibiliza os alunos, eles absorvem e transmitem a mudança para seus familiares. Sendo assim, o conhecimento adquirido ultrapassa os muros da escola e é compartilhado com os familiares e a comunidade, impactando positivamente os envolvidos com transformação de hábitos e comportamentos”, destaca o gestor Executivo de Distribuição da EDP no Espírito Santo, Marcos Penna.

Ao final da visita, os alunos do 1º ao 5º ano receberão um gibi em formato de história em quadrinhos e uma cartilha com atividades e passatempos, e também adesivos alusivos aos processos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, bem como ao consumo consciente de energia.

Confira as atividades que o caminhão itinerante oferece:

Painel interativo – mostra os principais equipamentos elétricos e seus respectivos níveis de consumo;

Vídeo 3D – vídeo lúdico educativo demonstrando de forma interativa os caminhos da energia;

Jogo Watts – jogo interativo que aguça a competição entre equipes que precisam tornar sua casa eficiente para ganhar o jogo;

Casa de consumo – um painel com os principais cômodos e eletrodomésticos simulam o consumo de uma residência;

Gerador de Van der Graff - produz o efeito de arrepiar os cabelos de quem tocar na cúpula, isolado da terra, pois o cabelo fica eletrizado com cargas da mesma polaridade, que consequentemente se repelem;

Condutores de Isolantes - mostra que o caminho em um circuito elétrico não precisa ser todo metálico, pois há outros materiais que também permitem a passagem da corrente elétrica;

Globo de Plasma – quando uma pessoa coloca a mão na lâmpada acima da zona iluminada, ela ilumina até à zona em que a mão encosta, pois a pessoa passa a ser o condutor elétrico, induzindo a corrente à área onde a mão está;

Teste de Nervos – o grande desafio é completar o trajeto sem tocar no fio. Ao tocar a argola no fio fecha-se o circuito, acionando uma luz e uma campainha;

Gerador Manual – O estudante gira uma manivela que transforma a energia mecânica em energia elétrica. A energia produzida acende lâmpadas de LED;

Conjunto para Estudo da Transformação da Energia Solar – A célula fotovoltaica capta a energia solar que é transformada em energia elétrica. A energia produzida gira o disco colorido, conhecido como disco de Newton, que, ao girar, produz um efeito visual. O disco fica totalmente branco, sendo explicado pela persistência visual dos nossos olhos.

Fonte: EDP