EDUCAÇÃO

Educação promove palestra para comemorar o Dia Mundial da Voz

Vila Velha/ES: A ação visa conscientizar a população sobre a importância da voz para a saúde.

Em 15/04/2015 Referência JCC

Promover a conscientização da população sobre a importância da voz humana para a saúde, além de estar atento aos sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer da laringe, que podem comprometer a qualidade de vida e a própria sobrevida das pessoas. São estes os objetivos da campanha em comemoração ao Dia Mundial da Voz, que será promovida nesta quinta-feira (16), pela Secretaria de Educação, por meio do Programa Saúde Escolar (PSE), no prédio onde funcionam as secretarias de Educação e de Saúde, no Centro.
 
As fonoaudiólogas Luciana Farias e Isabella Castro, sob a coordenação da Dra. Laura Coutinho, estarão de plantão, das 9h às 16 horas, na sala 108, onde funciona o PSE, para distribuição de folderes educativos, esclarecimento de dúvidas dos servidores da Saúde/ Educação e também dos pacientes atendidos no Centro Municipal de Atenção Secundária (Cemas), no andar térreo do edifício.
 
“Iremos promover a campanha em todas as salas, para alertar sobre a  importância de se cuidar da voz.  Na Educação, por exemplo, detectamos um alto índice de professores que apresentam problemas vocais, tendo de se ausentar das salas de aula para tratamento médico. O nosso objetivo é o de sensibilizar as pessoas quanto à importância da voz nas atividades familiares, sociais e profissionais, além de auxiliar no encaminhamento adequado de problemas potenciais ou reais relacionados a voz” explicou a fonoaudióloga Luciana Farias. 
 
O slogan da campanha é: Seja Amigo da sua Voz! Isto porque, várias atitudes inadequadas com a saúde podem comprometer a preservação da boa qualidade da voz. Sintomas como rouquidão e cansaço ao falar são sinais de alerta de um possível problema vocal. Neste caso, deve-se procurar um especialista (fonoaudiólogo e médico otorrinolaringologista).
 
A Fonoaudiologia estuda a comunicação, a linguagem, a audição e a interação entre todos estes aspectos. Cabe ao fonoaudiólogo diagnosticar e tratar problemas que possam ocorrer na comunicação, tais como surdez, gagueira, dicção incorreta, ou problemas de respiração que atrapalhem a fala. O fonoaudiólogo além de atuar nos problemas de fala, também atua na prevenção por meio de ações de conservação vocal como a Campanha da Voz.
 
Dicas para você ser amigo da sua voz
 
- Fale sem esforço e articule bem as palavras;
- Durma bem;
- Faça pautas respiratórias enquanto fala;
- Mantenha uma boa postura corporal ao falar ou cantar;
- Beba dois litros de água diariamente;
- Tenha uma alimentação saudável rica em frutas e proteínas;
- Use vestuário confortável;
- Evite ingerir álcool em excesso, bem como outras drogas;
- Cuidado ao cantar inadequadamente ou abusivamente;
- Esteja atento aos primeiros sintomas de alteração vocal como cansaço, ardor ou dor ao falar, falhas na voz, mudança de tom, pigarro e rouquidão;
- No caso de problemas vocais, procure um fonoaudiólogo e um médico otorrinolaringologista;
- Procure reduzir a quantidade de fala durante quadros gripais, crises alérgicas e período pré-menstrual;
- Beba água em temperatura ambiente e sem gás durante as atividades verbais;
- Evite pigarrear, gritar e dar gargalhadas exageradas;
- Evite ingerir leite e derivados, bebidas gasosas, chocolate antes de utilizar a voz continuamente;
- Evite falar por longos períodos, principalmente em ambientes ruidosos.

Fonte:PMVV