ECONOMIA NACIONAL

Eficiência Solidária da EDP promove troca gratuita de lâmpadas.

Cerca de 25 mil lâmpadas incandescentes já foram substituídas na região sul do ES.

Em 06/10/2016 Referência JCC

A EDP, distribuidora de energia elétrica do Espirito Santo, segue com o Programa Eficiência Solidária no estado. Na região sul, o programa já distribuiu 25 mil lâmpadas de LED para clientes dos municípios de Castelo, Iúna, Irupí, Divino São Lourenço e Marataízes e, nos próximos dias, chega a Guarapari, na região metropolitana do estado. 

A iniciativa prevê a substituição gratuita da iluminação incandescente pela tecnologia LED, que duram mais tempo e consomem menos energia, conscientizando o cliente para o uso racional da energia elétrica, reduzindo o consumo residencial e respectiva conta de energia elétrica dos participantes das cidades atendidas.

Até o momento, o projeto Eficiência Solidária estima uma redução de consumo de 113.063 kWh/mês e uma economia de mais de R$ 73 mil reais por mês.

Entidades sociais do Estado, ainda a serem definidas, também serão beneficiadas pelo programa com 1000 lâmpadas de LED doadas pelo Instituto EDP. “De forma simples, buscamos incentivar a eficiência energética nas residências e, ainda, engajar a população em ações sociais em benefício do próximo”, diz Evandro Scopel, gestor executivo da EDP. 

O programa Eficiência Solidária é fruto de parceria com o Instituto Bioterra, institutição que atua no desenvolvimento de programas sustentáveis de geração e conservação de insumos energético em todo o País. 

O Eficiência Solidária 

Os consumidores das cidades devem ser cadastrar no site do projeto ou baixar o aplicativo para Android™ EDP Eficiência Solidária e verificar a possibilidade de participação.  Pela ferramenta, os usuários poderão conferir o quanto as lâmpadas antigas representavam na conta de luz e saber o valor economizado, ao ano, com as novas (LED). 

Cada cliente poderá realizar uma única troca de até seis lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED, econômicas e com maior durabilidade. A expectativa é que, até o final do ano, sejam substituídas 50 mil lâmpadas incandescentes.

Em 2015, a EDP investiu R$ 13,3 milhões em ações voltadas à eficiência, beneficiando mais de 100 mil consumidores no Espírito Santo.

Fonte: EDP