TEMAS GERAIS

Eike Batista chega a audiência em tribunal do RJ

Denuncia é de manipulação de mercado e uso de informação privilegiada

Em 18/11/2014 Referência JCC

O empresário Eike Batista chegou aoo tribunal do Rio de Janeiro, no início da tarde desta terça-feira (18), acompanhado de seus advogados e não conversou com a imprensa. A audiência de instrução e julgamento do empresário teve início às 14h25, no auditório do Tribunal do Juri da Justiça Federal do Rio de Janeiro, no Centro da cidade.

O juiz da 3ª Vara Federal Criminal, Flavio Roberto de Souza, autorizou a imprensa a fotografar e filmar o depoimento de Eike. Ele informou que na ocasião serão ouvidas cinco testemunhas e acrescentou que algumas testemunhas de acusação também foram convocadas pelo Ministério Público de São Paulo. Segundo o juiz, estas testemunhas serão ouvidas no dia 17 de dezembro, por teleconferência.

Testemunhas de defesas serão ouvidas no dia 10 de dezembro, segundo o juiz Flavio Roberto de Souza.

O caso se refere à denúncia sobre manipulação de mercado e uso indevido de informação privilegiada ("insider trading") feita pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o empresário, e aceita pela Justiça em 16 de setembro.

Na véspera, o desembargador Messod Azulay, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, negou o pedido de habeas corpus do empresário Eike Batista, que tentava suspender a ação que corre na 3ª Vara Criminal Federal do Rio de Janeiro.

Ao fim da sessão, o juiz poderá dar a sentença. Na hipótese de ser considerado culpado por manipulação de mercado e uso de informação privilegiada, uma eventual prisão de Eike dependerá do tamanho da pena.

 

O julgamento deverá decretar a sentença na primeira instância. Mas ainda caberão apelações a instâncias superiores como o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e até o Supremo Tribunal Federal (STF).

Fonte: G1