TEMAS GERAIS

Empresa capixaba é premiada em Feira Internacional na China

Invenção da NEQ Metalmecanica ganha medalha de prata em evento em Kunshan, na China.

Em 29/12/2014 Referência JCC

 NEQ Metalmecânica, empresa capixaba assessorada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae ES), conquistou medalha de prata na Feira Internacional de Invenções de Kushan, na China, com a invenção da Base Pneumática para Escoras Metálicas, uma peça inovadora voltada para o ramo da construção civil.

A Base Pneumática é um equipamento que possibilita a remoção de escoras metálicas que sustentam vigas, lajes e colunas sem a necessidade da utilização de instrumentos impactantes para removê-las. Elaborada à base de pressurização, é necessária apenas a retirada do ar para que ocorra a remoção das escoras, sem esforço físico ou produção de barulhos, possibilitando que mulheres e homens realizem o trabalho.

Segundo o empresário Nequir Neto Andrade, o Sebrae ES foi um grande parceiro para a conquista do prêmio. “Tivemos todo o apoio da instituição, participamos de capacitações e consultorias, fizemos o Plano de Negócios e o Sebraetec. Também tivermos a oportunidade de participar da Feira Prodemi, onde pudemos fazer contato com investidores chineses e isso nos abriu portas. Também estivemos na Feira da Ciência e Tecnologia e agora estamos realizando, juntos, um estudo a respeito da durabilidade, resistência e custo de material para futuros projetos. O Sebrae é um grande parceiro e continuará sendo”, afirmou o empresário.

 

O evento

A Feira de Kunshan foi realizada em novembro e reuniu 32 países representantes dos cinco continentes. No evento, foram exibidas mais de 3500 invenções, divididas em 20 categorias. Os brasileiros, representados pela Associação Brasil Internacional de Inventores e Pesquisadores Inovadores (ABIPIR), apresentaram ao público e à comissão julgadora, oito invenções desenvolvidas por inovadores capixabas e paranaenses. Mesmo com a pequena quantidade de trabalhos inscritos, o país foi segundo país mais premiado no megaevento, um marco histórico para a inventividade e inovação brasileiras.

Fonte: Larissa Agnez-Sebrae/ES