CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Encontro avalia manejo florestal comunitário no Amazonas

Realizado em Uarini (AM), evento discutiu resultados da reposição florestal, bem como projetos em parceria com MCTI

Em 23/02/2015 Referência JCC

A Associação dos Moradores e Usuários da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá – Antônio Martins (Amurmam) realizou o 14º Encontro de Manejadores Florestais da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, entre os dias 19 a 21 de fevereiro, na Câmara de Vereadores de Uarini (AM).

Objetivo do encontro foi avaliar, discutir e apresentar resultados das atividades de manejo florestal. Um dos temas tratados foi a reposição florestal. O plantio de mudas é exigido nas áreas onde o manejo é realizado.

O Instituto Mamirauá, organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), apresentou o projeto Cantinhos da Ciência, uma ação social implantada nas comunidades que exploram madeira. Junto às escolas é construído um viveiro, onde são plantadas as mudas utilizadas na reposição florestal. 

A comercialização da madeira também foi debatida no encontro. Os manejadores comunitários discutiram as formas de pagamento do serviço, os contratos celebrados e as relações com os compradores.

"Pesquisas vêm mostrando que uma das saídas para a comercialização da madeira é a organização entre as comunidades. Existem possíveis compradores próximos a Manaus, o que implica em gastos maiores de transporte. Nesse caso, é economicamente interessante a venda de volumes maiores de madeira, por meio de ofertas organizadas em conjunto", explicou aos manejadores o pesquisador do Instituto Mamirauá Leonardo Apel.

O Encontro de Manejadores Florestais da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá contou com apoio do Instituto Mamirauá, da Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e da Prefeitura Municipal de Uarini.

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação