ECONOMIA CAPIXABA

Endividamento tem melhor resultado desde janeiro de 2019

E a inadimplência apresentou o menor nível para um mês de janeiro desde 2016.

Em 14/02/2020 Referência CCNEWS, Redação

Foto: FecomércioES - Divulgação

O índice de endividamento e inadimplência das famílias de Vitória iniciou o ano de 2020 registrando o melhor nível desde janeiro de 2019. O endividamento apresentou uma alta em relação ao mês de dezembro, mas registrou um recuo de 7,1 pp em relação ao início do ano passado. Já a inadimplência, ficou estável em relação ao mês de dezembro com 30,9%, mas apresentou uma retração de 19,6 pp em relação a janeiro de 2019.

Cabe destacar ainda que o nível de inadimplência foi o menor registrado para um mês de janeiro desde 2016, quando o índice apresentou 29,5%. Esse resultado confirma a melhoria dos indicadores no último ano e cria a expectativa de um resultado ainda melhor para 2020.

O presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, avalia que a melhora dos indicadores reflete que, aos poucos, as dívidas das famílias têm se ajustado cada vez mais à sua capacidade de pagamento.

“Acredito que esse resultado é fruto da recente e contínua melhora no mercado de trabalho e melhores condições de juros e inflação. O ano de 2020 só está começando, mas a perspectiva é que haja um aumento no ritmo de crescimento da economia como um todo com reflexos diretos no aumento de investimentos e contratações”, explicou. 

O maior nível de endividamento e inadimplência está concentrado nas famílias de renda até 10 salários mínimos. O índice de endividamento desse grupo, registrou 66,0% e o de inadimplência 34,7%, já as famílias com renda acima de 10 s.m., o endividamento está em 48,5% e a inadimplência em 11,0%. Tendo como principal tipo de dívida para as famílias endividadas, o cartão de crédito, registrando 79,7% das famílias.  

Brasil

O número de endividados no País caiu em janeiro atingindo o percentual de 65,3%, mas mesmo assim ficou atrás do resultado do índice das famílias de Vitória. Já o percentual de inadimplentes diminuiu para 23,8% e 9,6% afirmaram que não terão condições de pagar suas dívidas no próximo mês.

Nota Técnica

Os dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) são coletados em âmbito nacional pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e disponibilizados às federações para a elaboração das análises de seus estados. A pesquisa é realizada com uma amostra de, no mínimo, 500 famílias residentes no município de Vitória – ES. A análise dos dados de Vitória-ES é realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.