CENÁRIO EMPREENDEDOR

Entenda Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas.

Ser verdadeiro para construir e fortalecer relacionamentos de confiança .

Em 26/04/2017 Referência JCC - Prof. José Luiz Mazolini

Jeff Bezos, fundador da Amazon, disse que, "sua marca é o que as pessoas dizem sobre você quando você não está na sala".

Pesquisas apontam para um fato extremamente interessante, com relevância em qualquer circunstância, sobre o conceito de "trabalhar a marca pessoal", também conhecido como “reputação pessoal” que não pode ser desprezado sob qualquer tipo de alegação, onde afirma que: “as pessoas confiam mais nos profissionais do que nas empresas”, independentemente, se esses profissionais trabalham como autônomos, ou vinculados. 

Recentemente, estava eu ministrando uma palestra para os alunos dos cursos de Administração, Jornalismo, Marketing, Publicidade e Propaganda, onde dizíamos que, de uns tempos pra cá, o conceito de marca pessoal, que não é algo novo, está muito mais para “banalizado” do que “supervalorizado”, como insistem alguns.

Infelizmente, entre os exímios mestres orientadores da formação da carreira profissional, se infiltram determinados “gurus”, que se autodenominam como “coach”, aquelas figuras que leram ou assistiram meia dúzia de vídeos no YouTube sobre determinado tema e já se consideram autoridades no assunto. Claro, a internet maximizou o alcance dos que chamamos de “EPN: os famosos Especialistas em P.... Nenhuma, que se valem disso, “embaçando”, como se diz na gíria.

Sim, esses “artistas” vendem a ideia de que você pode dar uma guinada de 360º na carreira utilizando técnicas infalíveis de “coaching” para construir uma marca pessoal ou carreira profissional rapidamente. Cuidado com esses camaradas.

Se você está em busca de construir e seguir uma trajetória rica e valiosa, entenda que a marca pessoal é basicamente a percepção que os outros têm de você. É algo que você não consegue controlar completamente e, para alcança-la, demanda uma série de fatores.  

Lá nos meus tempos da faculdade, notei que o recado foi muito bem passado, baseado no que pensava e escreveu o grande Dale Carnegie, nas páginas do livro "Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas", que discorre sobre a importância e a necessidade de se consolidar uma boa marca pessoal com credibilidade.

Reputação é um subproduto do seu conhecimento, atitude, esforço, dedicação, comprometimento e trabalho. A única coisa que você, enquanto pessoa ou profissional, tem controle é o seu conjunto de “habilidades”. Você pode trabalhar para aperfeiçoá-las e, daí por diante, começar a produzir e encaixar as peças suficientes que darão estrutura a construção da sua história.

Para que isto aconteça, você terá de estudar, estudar, estudar e praticar; Filtrar e atrair o maior número de pessoas de bons princípios e propósitos para o seu lado; Ser verdadeiro para construir e fortalecer relacionamentos de confiança com pessoas que conheçam e vivenciam o sucesso; Identificar e aprender sobre o que fazem e como fazer essas pessoas para conviverem esplendidamente com o “topo”; Manter a atitude e postura de vencedor, sempre! Logo, você vai compreender que reputação é, efetivamente, o que as outras pessoas pensam e falam a seu respeito.

Autor:

Prof. José Luiz Mazolini 

Sobre o autor:

É diretor da Mazolini Consultoria & Marketing, professor universitário, estrategista em marketing & negócios, consultor empresarial e carreira profissional e Palestrante.  www.mazoliniconsultoria.com.br - professormazolini@gmail.com - diretoria@mazoliniconsultoria.com.br.