TEMAS GERAIS

Equipamento falha e Vila Velha perdeu 547 doses de vacina

O equipamento não possuía sistema de alerta de alta de temperatura, apontou auditoria.

Em 19/03/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: William Caldeira/PMVV

A perícia realizada na câmara da Unidade de Saúde de Vila Batista, Vila Velha, onde estavam as 547 vacinas contra a covid-19, feita pela assistência técnica autorizada pela fábrica, aponta que houve falha mecânica no equipamento, provavelmente causada pela falta de circulação do fluído refrigerante, ocasionada por um entupimento na tubulação capilar do equipamento, segundo informou a Secretaria de Saúde de Vila Velha, em nota oficial.  

Auditoria interna realizada pela Secretaria identificou que o equipamento não possuía sistema de alerta de alta de temperatura, que havia sido solicitada à gestão passada pela empresa prestadora de serviço, como comprovado em documentação descoberta durante investigações internas. 

Auditoria da Sesa PMVV

Há de se destacar que desde o dia 29 de dezembro do ano passado, ainda no período de transição entre governos, a Secretaria de Saúde solicitou informações sobre a estrutura da rede de frio municipal, mas não obteve êxito. Por conta disso, novos documentos serão remetidos ao Ministério Público e a Polícia Civil para investigar possíveis condutas omissivas e negligentes que levou o município a inutilização de 547 doses das vacinas.

A inutilização foi comprovada após análise da Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz, e comunicada ao município que deve descartar os imunizantes dos laboratórios Butantan/Sinovac e Fiocruz/Serum India, que sofreram alteração de temperatura. 

Por fim, a Secretaria Municipal de Saúde informa que a atual gestão centralizou de forma definitiva todos os imunizantes, presentes no calendário vacinal, na nova rede de frio, com capacidade para 420 mil vacinas, que estavam desligadas por falta de estrutura e geradores de energia, que a atual gestão recuperou e colocou em funcionamento. Conclui dizendo que abriu processo de licitação para compra de novos refrigeradores, modernos, com tecnologia de alerta sonoro e comunicação integrada em tempo real com responsáveis pela rede de frio, que acontecerá nesta sexta-feira (19). 

Além de estar em avançada negociação para compra de grande lote de vacina que permitirá vacinação em massa, em Vila Velha. Cláusulas contratuais impedem a divulgação de informações detalhadas da transação e entrega dos imunizantes.

Nota da gestão anterior

"Fui prefeito até 31 de dezembro de 2020, quando ainda não existiam vacinas contra a covid-19 no Brasil; deixei um sistema de saúde muito melhor estruturado do que o que recebi, inclusive com câmaras de frios novas, próprias para o armazenamento de vacinas; lamentável que a gestão que aí está queira transferir responsabilidades, não assumindo erro crasso (perda de vacinas tão preciosas), cometido durante a atual campanha de vacinação contra o novo coronavírus. Por óbvio, quem responde pelos atos praticados a partir de janeiro deste ano é a atual administração.", disse o ex-prefeito de Vila Velha ,Max Filho, em nota. (Com informações da Semco/PMVV e Folha Vitória)

TÓPICOS:
SAÚDE   |  PANDEMIA   | CIDADE   |   VACINAÇÃO   |  POLÍTICA   |   ÓBITOS