SAÚDE

ES alerta grupo que foi a Israel após suspeita de vírus

Pacientes isoladas viajaram com mais 20 pessoas.

Em 21/10/2014 Referência JCC

Depois de descartar a possibilidade de ebola, a Secretaria de Saúde do Espírito Santo(Sesa) informou que as duas mulheres atendidas no estado com suspeita de vírus contagioso estavam em viagem de turismo religioso em Jerusalém. Os demais integrantes do grupo que viajou serão alertados sobre sintomas e atendidos conforme a necessidade. Segundo a Sesa, a paciente do Pronto Atendimento (PA) de São Pedro foi diagnosticada com gastroenterite. Já o Hospital Santa Rita disse que ainda não tem o resultado dos exames da paciente internada no local, nesta segunda-feira (20), mas informou que ela segue em isolamento.

O pronto-socorro do Hospital Santa Rita chegou a ser fechado na manhã de segunda-feira, após a chegada de uma mulher com suspeita de vírus contagioso. Já à meia-noite, alguns serviços do PA de São Pedro foram suspensos depois que uma paciente buscou atendimento, também sob suspeita de vírus.

Segundo a representante da vigilância epidemiológica Clemilda Marques, o grupo que viajou a Israel chegou ao estado no último sábado (18) e pertencia a duas igrejas evangélicas, sendo uma no bairro Santa Marta e a outra em Resistência, em Vitória.

A Secretaria Municipal de Saúde (Samus) vai procurar todos os que participaram da viagem a Israel para alertar sobre os possíveis sintomas. “Eles serão informados do que está ocorrendo atualmente com as duas pacientes que nos procuraram, para que possamos disponibilizar para elas locais de atendimento, caso apresentem algum sintoma de algum vírus que esteja circulando na região onde eles estiveram”, explicou.

Além disso, serão realizados exames para averiguar a possibilidade de poliomelite ou sarampo. “O estado de Israel tem um alerta mundial de poliomelite. E elas também fizeram escalas  em países da Europa, como Itália e França, que estão com surto de sarampo. A paciente disse que foi devidamente vacinada, mas vamos investigar isso mesmo assim”, falou Clemilda.

Fonte: G1-Espírito Santo