MEIO AMBIENTE

ES anuncia adesão a desafio internacional em prol das florestas

O Espírito Santo é o único entre os estados brasileiros a aderir a este compromisso internacional.

Em 18/06/2015 Referência JCC

Durante o Fórum Global de Crescimento Sustentável, realizado no Chile, o Governo do Estado anunciou, nesta quinta-feira (18), sua adesão ao Desafio 20x20. A iniciativa é um esforço liderado por países e organizações da América Latina e do Caribe e tem como objetivo restaurar e/ou evitar o desmatamento em 20 milhões de hectares até 2020.
 
O Espírito Santo é o único entre os estados brasileiros a aderir a este compromisso internacional em prol do meio ambiente e a contribuição será de 80 mil hectares, por meio de ações instituídas pelo Programa de Conservação e Recuperação FlorestalPrograma Reflorestar.
 
O Fórum Global termina na sexta-feira (19) e precede as discussões da próxima Conferência das Partes das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP 21), que será realizada na França, em dezembro. O Desafio 20x20 foi lançado na COP-20, que aconteceu em 2014 no Peru.
 
Este compromisso segue alinhado a ações de amplitude global como o Desafio de Bonn para restauração de 150 milhões de hectares em todo o mundo até 2020, e também a movimentos nacionais como o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica.
 
“Além dos benefícios diretos, como a preservação e a recuperação de serviços ambientais essenciais à qualidade de vida, como aqueles relacionados à água, ao solo e à biodiversidade, destaca-se a capacidade do Espírito Santo de planejar ações de grande escala no campo da restauração florestal, permitindo que assuma responsabilidades de amplitude mundial, como o Desafio 20 x 20”, disse o secretário de Estado do Meio Ambiente, Rodrigo Júdice.
 
Entre outros fatores que também permitiram ao Estado do Espirito Santo a assumir o Desafio 20x20, além do fortalecimento de políticas públicas voltadas à conservação e recuperação florestal, destacam-se as parcerias na transferência de conhecimento e tecnologia e no apoio institucional, contribuindo para a implementação de ações importantes para a estruturação e avanços do Programa Reflorestar, com destaque para a TNC, IUCN, WRI, IBIO, BIRD, GEF, entre outros.
 
Fonte:Secom ES