SAÚDE

ES apresenta cobertura vacinal superior à média nacional no Dia D

Na imunização contra o sarampo foram aplicadas 50.764 doses.

Em 11/11/2014 Referência JCC

O Espírito Santo cobriu aproximadamente 25% dos grupos visados pelas campanhas de vacinação contra a pólio (paralisia infantil) e o sarampo durante o Dia D realizado em todo o país. A parcial divulgada pelo Programa Nacional de Imunização nesta segunda-feira (10) aponta que o percentual é superior à média registrada no Brasil
 
No caso da pólio, 57.127 crianças capixabas de seis meses a menores de cinco anos receberam as gotinhas, o que representa uma cobertura de 25,09% desse público-alvo, composto por 227.682 pessoas. Em termos proporcionais, o país registrou cobertura menor, de 23,53%.
 
Na imunização contra o sarampo foram aplicadas 50.764 doses. Isso significa que 25,22% dos 216.297 pequeninos de um a menores de cinco anos foram contemplados no Dia D. A média nacional foi um pouco inferior: 24,89%. 
 
A coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Danielle Grillo, lembrou que esse foi apenas o primeiro dia e espera maior comparecimento para atingir a meta. “Nossa meta é alcançar 95% de vacinação. Quem não foi no Dia D deve comparecer às unidades de saúde nos dias de semana”.
 
Além disso, a coordenadora ressalta que será realizado outro Dia D, em 22 de novembro, a fim de reforçar a importância das campanhas junto aos pais e responsáveis. “Devemos manter uma barreira contra essas duas doenças que na infância podem ser graves e inclusive levar à morte”, explica.
 
Serviço – Campanhas nacionais de vacinação contra pólio e sarampo
 
Quando: até 28 de novembro
Onde: Nas unidades básicas de saúde de todos os 78 municípios capixabas
 
Públicos-alvos
 
Pólio: crianças de seis meses a menores de cinco anos (até quatro anos, 11 meses e 29 dias)
Sarampo: crianças de 12 meses a menores de cinco anos (até quatro anos, 11 meses e 29 dias)
 
Observação: crianças de 12 meses a menores de cinco anos poderão tomar as duas vacinas de uma só vez seguramente
 
Atenção: crianças de 12 meses a menores de cinco anos que já foram imunizadas contra o sarampo na vacinação de rotina em um período menor que 30 dias não deverão receber a dose da campanha.
 
Fonte:Secom ES