CIDADE

ES é o 8º estado com mais casos de desarmamento, diz secretaria.

Em 2014, 645 armas foram entregues por moradores.

Em 02/07/2015 Referência JCC

O Espírito Santo é o oitavo estado que mais desarma a população no país, segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

No ano passado, 645 armas foram entregues pela população e a polícia apreendeu outras 4,3 mil, de acordo com dados da secretaria.

O secretário de Segurança Pública André Garcia disse que o estado está integrado a uma campanha nacional que visa a entrega voluntária de armas.

"Tem também uma van, que foi adquirida no ano passado, com o propósito de fazer o recolhimento itinerante. Nós acreditamos que, junto com as ações voltadas para a apreensão de armas, que devemos impactar no estoque de armas que ainda existe no nosso estado. Há convicção de que quanto mais armas retirarmos de circulação, menor será o número de mortes", explicou.

Como entregar uma arma
Aqueles que quiserem entregar uma arma, com ou sem registro, pode levar à Polícia Federal, às delegacias de Polícia Civil ou aos Batalhões da Polícia Militar. Mas para realizar o transporte legal da arma é preciso retirar uma "guia de trânsito para o transporte de arma" no site da Polícia Federal. Ela também deve estar descarregada e embalada.

Qualquer pessoa pode fazer a entrega voluntária de armas sem que haja punição. Há uma indenização com o valor que pode variar de R$ 150 a R$ 450, conforme a arma de fogo, que é liberado para saque 48 horas após a entrega, ficando disponível por um período de 30 dias.

O cidadão recebe um protocolo para realizar o saque em uma agência do Banco do Brasil. Além disso, quem deseja entregar o armamento não é identificado.

Fonte: G1-ES