ECONOMIA CAPIXABA

ES oferece multa reduzida para quitação de débitos do IPVA

Anualmente, a inadimplência do IPVA alcança 5% no estado.

Em 04/02/2015 Referência JCC

A Secretaria da Fazenda do Espírito Santo (Sefaz) vai iniciar, no dia 2 de março, o envio de multa aos contribuintes em débito com o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) nos últimos quatro anos, de 2010 a 2014. Caso o pagamento seja à vista, a multa pode ser reduzida. Neste primeiro lote de cobrança, serão notificadas pessoas jurídicas. Anualmente, a inadimplência do IPVA alcança 5% no Espírito Santo.

Antes de receber a autuação, o contribuinte pode emitir, de forma espontânea, o DUA-Detran para recolhimento total do IPVA no site da Sefaz ou no site do Detran/ES. O pagamento vai ser feito com 20% de multa e juros de 1% ao mês sobre o valor do imposto atualizado. Confira no site a tabela com as formas de pagamento do imposto.

Segundo o gerente de Arrecadação e Cadastro da Sefaz, Sérgio Pereira Ricardo, as reduções na multa são para pagamento à vista, mas o contribuinte também pode parcelar a dívida em até 10 vezes, se preferir.

Caso o contribuinte não efetue o pagamento, a dívida vai  para execução judicial. Como consequência, o contribuinte terá seu CPF negativado, chegando até à penhora de bens.

Fonte: G1-Espírito Santo