SAÚDE

ES registra aumento em agendamentos para testes da Covid

Só em janeiro, a Secretaria da Saúde (Sesa) distribuiu 800 mil testes às regionais de saúde.

Em 02/02/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Secom/ES

Só nos últimos três meses de 2021, a média de agendamento foi de pouco mais de 6.600, uma vez que em novembro e outubro foram registrados 5.260 e 5.174 agendamentos, respectivamente. 

O mês de janeiro de 2022 fechou com uma marca importante na estratégia estadual de enfrentamento à Covid-19 no Espírito Santo. Foram registrados, no Portal de Serviços Digitais (https://agendamento.saude.es.gov.br/), 45.465 agendamentos de testes para detecção da Covid-19 até essa segunda-feira (31). O dado representa um aumento de 380%, quando comparado aos 9.457 agendamentos realizados no portal em dezembro do ano passado. 

Só nos últimos três meses de 2021, a média de agendamento foi de pouco mais de 6.600, uma vez que em novembro e outubro foram registrados 5.260 e 5.174 agendamentos, respectivamente. 

Atualmente, o Estado conta com estoque de cerca de um milhão de testes de antígeno. Só em janeiro, a Secretaria da Saúde (Sesa) distribuiu 800 mil testes às regionais de saúde, municípios e pontos de atenção, assim como às parcerias público-privado. 

A expectativa, segundo o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, é que novos pontos sejam abertos neste mês, ampliando a disponibilidade de testes contra a Covid-19 à população.

“A testagem é uma estratégia importante no enfrentamento à Covid-19, com a ampliação que temos realizado no início de 2022. Para o mês de fevereiro, queremos garantir à população capixaba a continuidade no cuidado”, disse. 

Reblin atentou também aos dados relacionados à taxa de absenteísmo (ausência). Nos últimos 30 dias, o sistema registrou, aproximadamente, de 25% a 30% de absenteísmo, em especial na unidade do Hospital Estadual Dr Jayme Santos Neves, onde há oferta diária de 1.200 testes. 

“Orientamos que toda população que realiza o agendamento e, por acaso, não possa comparecer na data e horário agendados, que faça o cancelamento. Neste cenário de alta demanda, cancelar representa a oportunidade para que outra pessoa possa agendar o seu teste, além de auxiliar na organização do dia a dia das equipes de saúde que estão nos pontos de testagem”, frisou o subsecretário.  

Melhorias no sistema para alta demanda 

De acordo com o gerente de Tecnologia da Informação, da Secretaria da Saúde, Márcio Merçon, setor responsável por manter a plataforma de agendamentos, o mês de janeiro também registrou um aumento estimado no número de acessos ao portal de, aproximadamente, 1.000%. Diante da alta demanda, Merçon destacou o desenvolvimento de melhorias para atender à população. 

“Tivemos um aumento exponencial tanto no número de acessos quanto no de agendamentos no Portal, o que causou registros de instabilidade. Com isso, passamos a incrementar a infraestrutura que suporta uma aplicação e também o desenvolvimento de melhorias no próprio sistema, de forma que ficasse mais otimizada e suportasse esta nova realidade”, informou o gerente.

Ainda segundo Merçon, após as melhorias já realizadas, a plataforma funciona sem intercorrências.

Onde testar

O Governo do Estado vem trabalhando com os 78 municípios capixabas para ampliar a oferta de testagem contra a Covid-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O cidadão pode identificar os mais de 900 pontos ofertados na aba “testagem”, no site www.vacinaeconfia.es.gov.br. Já as informações sobre dias e horários nos locais que realizam testagem mediante prévio agendamento, podem ser obtidas no site https://agendamento.saude.es.gov.br/:  

- Hospital Jayme Santos Neves (HJSN): de segunda a segunda, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 18h. Somente teste de antígeno.

- Aeroporto de Vitória: de segunda a segunda, 24 horas por dia. Testagem apenas por agendamento e para pessoas que desembarcam. Testes de antígeno e em caso de resultado negativo, tendo o paciente sintomas gripais, é coletado RT-PCR. Também é realizado RT-PCR àqueles que necessitam desse tipo de exame por questões específicas, como viagens ao exterior, eventos, comprovação em locais de trabalho, entre outros. 

- Central de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa): de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13 às 15h. Testes de antígeno e, em caso de resultado negativo, tendo o paciente sintomas gripais, é coletado RT-PCR. 

- Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes): de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h e das 13h às 16h. Testes de antígeno e, em caso de resultado negativo, tendo o paciente sintomas gripais, é coletado RT-PCR. 

- Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), no Campus de Goiabeiras: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h. Testes de antígeno e, em caso de resultado negativo, tendo o paciente sintomas gripais, é coletado RT-PCR. 

- Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba): de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 12h30 às 16h. Testes de antígeno e, em caso de resultado negativo, tendo o paciente sintomas gripais, é coletado RT-PCR.

- Hospital Estadual Central (HEC): de segunda a segunda, das 13h às 18h. Testes de antígeno e, em caso de resultado negativo, tendo o paciente sintomas gripais, é coletado RT-PCR. 

- Hospital Roberto Arnizaut Silvares (HRAS): de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. Testes de antígeno e, em caso de resultado negativo, tendo o paciente sintomas gripais, é coletado RT-PCR. 

- Faculdade Multivix, no Campus de Vitória: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 12h30 às 16h. Testes de antígeno e, em caso de resultado negativo, tendo o paciente sintomas gripais, é coletado RT-PCR. 

- Rodoviária de Vitória: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h. Testes de antígeno e, em caso de resultado negativo, tendo o paciente sintomas gripais, é coletado RT-PCR. 

- Parque Moscoso: de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Somente teste de antígeno. 

- Rodoviária de Colatina: de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h; na sexta-feira das 8h às 12h. Testes de antígeno e, em caso de resultado negativo, tendo o paciente sintomas gripais, é coletado RT-PCR. 

Além disso, o Estado tem realizado parceria público-privada para a ampliação da oferta de testes de antígeno. Nesta semana, por exemplo, em parceria junto à Unimed/Serviço Social da Indústria (Sesi), foi dado início à testagem em mais pontos. (As informações são da Sesa)

Leia também:

Pfizer pede autorização para vacinação em menores de 5 anos
Hospital Municipal Materno Infantil aberto a partir do dia 16
Testes rápidos: novas vagas para agendamento nesta terça (1)
Rio de Janeiro suspende vacinação infantil por falta de doses
Serra abre 3.305 vagas em agendamento para vacina da Covid
País recebe mais 1,8 milhão de vacinas pediátricas da Pfizer
Serra celebra alta adesão à vacinação de crianças no Dia D
Medicamentos manipulados possuem aumento de vendas
Municípios realizam mutirão de vacinação para as crianças
Aplicativo Vitória Online disponibiliza passaporte da vacina

TAGS: 
TESTES | SESA | COVID-19 | GOVERNO/ES | SAÚDE