CIDADE

ES tem 25 pontos em alerta máximo para deslizamentos

Riscos são de deslizamentos, rolamento de pedras e alagamentos.

Em 06/02/2018 Referência JCC / G1-ES

O Espírito Santo está em nível de alerta por conta da chuva até a quinta-feira, segundo a Defesa Civil Estadual. Durante a madrugada desta terça-feira (6), chuvas volumosas foram registradas e alagamentos aconteceram em diversas cidades do estado.

Na capital, Vitória, 25 pontos estão em alerta máximo nesta tarde (6). O risco é de deslizamentos, rolamento de pedras e alagamentos. Veja a lista:

  1. Bela Vista
  2. Caratoíra
  3. Centro
  4. Conquista
  5. Consolação
  6. Cruzamento
  7. De Lourdes
  8. Do Cabral
  9. Do Moscoso
  10. Do Quadro
  11. Estrelinha
  12. Fonte Grande
  13. Forte São João
  14. Fradinhos
  15. Grande Vitória
  16. Gurigica
  17. Jesus de Nazareth
  18. Piedade
  19. Praia do Suá
  20. Redenção
  21. Romão
  22. Santa Tereza
  23. Santos Reis
  24. São Benedito
  25. Universitário

Outros 13 pontos da capital estão em alerta vermelho. A Defesa Civil de Vitória orientou que os moradores dessas áreas saiam de casa e fiquem em lugar seguro até o período de chuva passar. Quem precisar de ajuda, pode ligar para a Defesa Civil de Vitória, no 156.

Segundo balanço da Defesa Civil estadual, o maior volume de chuva foi registrado em Afonso Cláudio.

Alerta

O tenente-coronel Carlos Wagner, do Corpo de Bombeiros, afirmou que o alerta vai até a quinta-feira. A previsão para a quarta e quinta-feira é de pancadas de chuva acompanhadas de rajadas de vento.

“É importante informar que o nível de alerta é até quinta-feira, mas as chuvas mais volumosas aconteceram até a madrugada desta terça-feira. O pior não podemos dizer que já passou, porque o solo está bastante encharcado e pode provocar desmoronamento de encostas. As áreas já estão sendo monitoradas pela Defesa Civil para dar um pronto suporte”, disse o tenente.

Estragos causados pelas chuvas

Em Cariacica, a chuva provocou deslizamento de terra e prejuízo nos bairros Alto Lage e Sotelândia. Um barranco de quase 15 metros desmoronou de madrugada. A terra destruiu o muro e invadiu a garagem da dona de casa Olga Nunes.

“O alarme do carro disparou e amassou atrás. Tinha um muro e uma escadinha de subir para ir atrás da casa. Levou tudo, levamos um susto, estávamos dormindo. Saí da cama tremendo”, contou.

A rua que fica em cima do barranco foi interditada pela Defesa Civil. O asfalto está rachado e a rua cedendo.

No bairro Sotelândia, uma barreira desmoronou. A terra invadiu uma casa, uma loja e um lava jato.

A Defesa Civil do município informou que a terra que deslizou deve ser retirada pelos donos dos imóveis, por se tratar de área particular. Cariacica tem 23 pontos de risco. Alguns estão em Sotelândia, Alto Lage, Nova Canaã e Porto de Santana.

Já em Vila Velha, o Rio Marinho transbordou e já são vários pontos de alagamentos. As ruas o bairro Cobilândia também alagaram.

A Prefeitura de Vila Velha disse que está limpando as redes, canais, galerias e o sistema de esgoto e segue com o serviço de macrodrenagem. Disse também que as equipes estão trabalhando nas ruas desde domingo.

Em Vitória, segundo a Defesa Civil, cinco famílias estão desalojadas desde o dia 01 de fevereiro, quando uma pedra rolou no bairro Jesus de Nazareth.

Na região Sul do estado, também teve registro de chuva forte. Em Ibitirama, o nível do rio chegou a quase 8 metros e as ruas ficaram alagadas.

Segundo a Defesa Civil do município, estradas foram bloqueadas por causa dos alagamentos e uma rua da cidade foi interditada por risco de desabamento.

Durante a madrugada, a parede de uma casa desabou e atingiu outra casa. Ninguém ficou ferido, mas as famílias tiveram sair de casa.

Já no Norte do estado, foram registrados estragos em Vila Valério, Santa Teresa e Barra de São Francisco.

Em Vila Valério, uma árvore caiu e um muro desabou parcialmente. Santa Teresa teve queda de um talude na estrada; e Barra de São Francisco, uma árvore caiu interditando um trecho da ES-320.

(Foto: Fernando Estevão/ TV Gazeta)