EDUCAÇÃO

Escola Viva: governador visita obra e anuncia novas vagas.

Na oportunidade, anunciou que, além do Ensino Médio, a unidade ofertará vagas para o Ensino Fundamental.

Em 28/01/2016 Referência JCC

O governador Paulo Hartung visitou a obra da unidade do Programa Escola Viva de Planalto Serrano, no município de Serra, na manhã desta quarta-feira (27). Na oportunidade, anunciou que, além do Ensino Médio, a unidade ofertará vagas para o Ensino Fundamental.

Após a visita, o governador Paulo Hartung ressaltou que o projeto Escola Viva tem como objetivo avançar na infraestrutura do ensino público estadual superando gargalos históricos como a repetência, evasão e qualidade escolar. “A Escola Viva vem para superar esses gargalos, porque está conectada com os tempos atuais e ao estilo de vida dos nossos jovens”, destacou o governador Paulo Hartung.

 “Nos tempos atuais o que podemos fornecer de melhor aos nossos filhos é o conhecimento e o saber para que com o esforço e mérito próprio possam ter acessos às inúmeras oportunidades existentes neste mundo globalizado que estamos vivenciando”, completou Paulo Hartung.

Ele disse ainda que a Escola Viva de São Pedro foi um marco, “pois implantamos o Ensino Médio numa região com uma história muito importante para o Estado do Espírito Santo. Agora, temos o desafio de implantar o Ensino Fundamental na Serra”, disse o governador.

A unidade se chamará Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral Joaquim Beato, em homenagem ao professor e ex-secretário de Estado da Educação do Espírito Santo e senador da República, que também foi pastor.

Paulo Hartung também falou sobre a proposta do Programa. “A tecnologia está impondo uma velocidade muito grande de informação. A disciplina do Escola Viva ‘Projeto de Vida’ é um exemplo disso, pois o estudante aprende a construir seu futuro moldado nos princípios da honestidade e competência”.

O subsecretario de Educação, Eduardo Malini, reforçou o orgulho e a satisfação de uma obra estruturada fisicamente e pedagogicamente. “A Escola Joaquim Beato vai abrigar todo o conceito da Escola Viva, com aulas em tempo integral, laboratórios equipados e disciplinas eletivas. Além disso, professores, pedagogos, coordenadores e diretor vão passar por uma capacitação para entender essa nova metodologia”, falou Malini.

Escola Viva

Mais do que uma escola em tempo integral, a Escola Viva é um novo modelo de Ensino Médio em turno único, que traz inovações pedagógicas e de gestão, orientando o jovem a ser protagonista e a construir seu projeto de vida.

A Escola Viva possui um currículo diversificado, com organização curricular flexível. O currículo escolar conta com as disciplinas obrigatórias (Português, Matemática, Química, Física e etc.) e também eletivas, em que os estudantes escolhem de acordo com seu interesse e aptidão. A escola disponibilizará um rol de disciplinas eletivas com temas como Cinema, Teatro, Robótica, entre outras disciplinas, oferecidas semestralmente.

Além da estrutura diferenciada e do currículo inovador, na Escola Viva os profissionais possuem dedicação integral e o tempo que o aluno permanece na escola é de 9h30. A carga horária será das 7h30 às 17 horas, sendo 1h20 minutos para o almoço e dois intervalos de 20 minutos para o lanche, ofertados dentro da escola.

O programa Escola Viva possui um conjunto de inovações: acolhimento aos estudantes, às equipes escolares e às famílias; avaliação diagnóstica/nivelamento; disciplinas eletivas; salas temáticas; ênfase prática sem laboratórios; tecnologia de gestão educacional; tutoria; aulas de projeto de vida; aulas de práticas e vivências em protagonismo; aula de estudo orientado; e aprofundamento de estudo (preparação acadêmica/mundo do trabalho).

O Programa de Escolas Estaduais de Ensino Médio em Turno Único, denominado “Escola Viva”, foi instituído pela Lei Complementar Nº 799.

Fonte: SEDU